PROGRAMAÇÃO E ATIVIDADES DO EVENTO - EDIÇÃO DE 2023

 

PROGRAMAÇÃO

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PROGRAMAÇÃO DO III SEMINÁRIO PIBID/III ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA LEALLL UNEB/ I ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA CLIC/I ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA EICON

A interdisciplinaridade como movimento articulador no processo de ensino-aprendizagem

 

 

DATA:15/08/2023

 

Manhã:

9h00min – Abertura: Comissão organizadora (híbrido)

9h30min - Conferência de abertura: Práticas interdisciplinares na escola – Palestrante: Profa. Dra. Nilma Margarida de Castro Crusoé (híbrido)

Mediação: Profa. Ma. Gilma Benjoino de Oliveira – UNEB

11h00min – Minicursos e oficinas (híbrido)

 

DATA:15/08/2023

 

Tarde:

14h00min às 15h30min – Sessões de comunicação (híbrido)

16h00min – Relatos de experiências: A Pesquisa na iniciação científica na visão dos estudantes bolsistas (remoto)

Integrantes: Natalia Silva Araujo (UNEB – Campus Seabra); Isabela dos Santos Cavalcante (UNEB - Campus Seabra); UNEB); Gabriel Lima Silva (UNEB – Campus Brumado); Yasmin Lima de Souza (UNEB – Campus Brumado) (remoto).

Mediação: Profa. Dra. Maria Angélica Rocha Fernandes

 

 

DATA:16/08/2023

 

Manhã:

09h00min às 10h30min – Pesquisas desenvolvidas por integrantes do LEALLL – Integrantes: Profa. Dra. Claudia Rocha da Silva; Prof. Dr. Gildeci de Oliveira Leite; Prof. Dr. José Rosa dos Santos Junior, Prof. Dr. Marcolino Sampaio dos Santos; Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (híbrido);

Mediação: Profa. Heurisgleides Sousa Teixeira - UNEB

11h00min ao meio-dia – Relatos de experiências: O PIBID sob a ótica das professoras supervisoras (híbrido)

Palestrantes: Profa. Esp. Katia Quele Ferreira da Silva Rocha – (IFBA – Campus Brumado); Profa. Ma. Gisele de Alencar Camorim (Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Motta da Silveira); Profas. Adriana Francisca da Silva e Lídia Alves Lopes Vilela (Colégio Municipal Professora Amilar Evangelista de Oliveira Almeida - Seabra-BA). (híbrido)

Mediação: Profa. Ma. Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos – UNEB 

 

 

DATA:16/08/2023

 

Tarde

14h00min às 15h30min – Relatos de experiências: O PIBID na visão dos bolsistas de Iniciação à docência (remoto)

Estudantes: Erika Claudia Silveira Pontes (IFPA – Campus Marabá); Ataídes Miguel da Silva e Jaíne Alcantara Pereira (UNEB – Campus Seabra); Fernanda Ribeiro Brito e Joana D’arc dos Santos Silva (UNEB – Campus Brumado). (híbrido)

Mediação: Profa. Ma. Vera Barros Brandão Rodrigues Garcia – (IFPA)  

16h00min – Conferência de encerramento: Poéticas afro-indígenas nas Amazônias – Prof. Dr. Gilson Penalva (UNIFESSPA) (Remota)

Mediação: Prof. Dr. Gildeci de Oliveira Leite – UNEB

 

MINICURSOS E OFICINAS

Minicursos:  

 

1 - O primeiro romance de suassuna e seus (entre) cruzamentos (Presencial em Seabra)

 

Neste minicurso serão explanados aspectos da obra do escritor paraibano Ariano Suassuna a partir de A história do amor de Fernando e Isaura, primeiro romance do escritor. A obra foi produzida em 1956, a primeira publicação é de 1994 e não é muito conhecida do leitor e da crítica. Trata-se da única produção de Suassuna que não tematiza o Sertão e a Paraíba e é caracterizada como uma versão brasileira da lenda celta discutida em O Romance de Tristão e Isolda, de Joseph Bédier. Essa imersão na obra suassuniana propõe uma leitura distanciada dos clichês e estereótipos com os quais se costuma qualificar o Nordeste. Esboça-se a proposição de análise a partir do suporte teórico da intertextualidade – um dos operadores deste curso –, conceito com que se busca estabelecer pontos de aproximação e de afastamento da produção de Bédier que é a versão assumida aqui, já que existem inúmeras outras. Há o intuito de revisitar os espaços múltiplos, míticos e poéticos do Sertão e do Nordeste, acrescendo-se o léxico “Paraíso”, noções e imagens recorrentes nas temáticas suassunianas, embora não visualizadas claramente pelo leitor e pela crítica. Intenta-se ainda, brevemente como se espera de um minicurso, observar a presença e o entrecruzamento da produção lírica do autor na feitura dessa narrativa primeira. Para tanto, toma-se o sentido de poesia – categoria anímica e espiritual e condição subjacente na totalidade da produção de Suassuna –, como mais um operador para a leitura do romance.

Proponente: Profa. Ma. Marcella Maria Leite Sá (Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Letice Oliveira Maciel - Seabra-BA)

 

2 - Leituras e  Escritas Acadêmicas  na Pós-graduação: Possibilidades e Desafios (Presencial em Seabra)

Existe uma cobrança muito grande em relação ao trabalho intelectual de leitura e escrita dentro da Universidade.  Nessa realidade, observa-se que os discentes possuem algumas dificuldades. Seja por não refletir essa prática de leitura e texto na Universidade, falta de segurança social historicamente condicionada  reflexo de vários fatores com relação ao poder escrever e ler e  falta mesmo de um momento de escrever, reescrever e praticar de forma teorizada essa produção textual. Em razão desses fatores, o minicurso apresenta uma proposta de leitura e produção textual voltada para o ambiente da Pós-graduação. Na oportunidade, serão apresentados alguns pressupostos teóricos sobre linguagem em sua perspectiva interacionista, leitura de narrativas curtas, apresentação de algumas revistas científicas, estruturas de trabalhos acadêmicos e correção, autocorreção, reescrita, retextualização e divulgação na internet de trabalho final do minicurso.

Proponente: Profa. Ma. Maria Carollina Santos Carvalho (PPGEL-UNEB)

 

3 - Mash up literário e apropriação textual (Remoto)

 

O minicurso "Mash up literário e apropriação textual" consistirá em uma breve apresentação do panorama literário obtido a partir das últimas transformações de cunho criativo na literatura contemporânea brasileira. Para isso, serão apresentados conceitos-chave para a  compreensão dessas modificações, sobretudo à luz de teorias que ilustram o que tem ocorrido nessas esferas, como a teoria da pós-produção, de Nicolas Bourriaud (2009) e a cultura da participação, do estudioso Henry Jenkins (2009), as quais também se configuram como ponto de partida para "os novos modos de escrita", como a FanFiction, a colagem e o mash up literário.

Proponente: Profa. Ma. Rebeca Fabiana Ferreira da Silva Santos

 

 

Oficinas

1 - Contos na sala de aula: uma sequência didática (Presencial em Brumado)

A presente oficina tem como finalidade capacitar seus participantes a abordarem o gênero discursivo conto a partir da perspectiva da sequência didática proposta por Dolz & Schneuwly (2004).  Esta constitui uma alternativa lúdica à produção textual nas aulas de Língua Portuguesa e sua execução se dará por meio sugestões de atividades dinâmicas que poderão ser aplicadas nas aulas. Tal atividade proporcionará a apropriação de múltiplas possibilidades de abordagem do gênero que auxiliarão o trabalho pedagógico, resultando em uma experiência prazerosa.

Proponente: Profa. Ma. Islene dos Santos Roque

 

2 - A literatura tecendo saberes e empoderando crianças no Ensino Fundamental (Remoto)

Esta oficina tem como objetivo promover uma educação antirracista através de metodologias interdisciplinares que reflitam as representações do negro na sociedade, bem como por meio do conhecimento da verdadeira história e cultura africana e afro-brasileira, resultando consequentemente no empoderamento negro infantil. Para realiza-la, utilizaremos os seguintes textos: - Betina (Nilma Lino Gomes); - Meu Crespo é de rainha (bell hooks); - Tóim, cadê você? (Tamires Lima); - O mundo no black power de Tayó (Kiusam de Oliveira); -  Música Cabelo Crespo  (Aka Rasta). Todos os textos escolhidos tematizam a beleza do cabelo crespo. O trabalho com tais textos nas aulas do Ensino Fundamental consiste numa possibilidade de através do texto literário, tornar as crianças mais empoderadas, principalmente em relação aos seus cabelos. Esperamos que os cursistas da oficina participem ativamente das discussões assumindo uma postura de educadores antirracistas e que em consequência promovam um ensino pautado no respeito à diversidade, bem como no empoderamento de sujeitos de aprendizagem que continuam sofrendo racismo no ambiente escolar.

Proponentes: Profa. Ma. Luzileide de Jesus Santos e Santos e Profa. Ma. Emanuelle da Silva Evangelista

 3 - Leitura e escrita sob um viés interdisciplinar (Remoto)

Ler é um conjunto de habilidades e comportamentos, é decodificar silabas ou palavras evoluindo até a leitura de um texto, dentro de um contexto. Escrever são habilidades e comportamentos, que vão desde escrever o próprio nome até a evolução da escrita de uma monografia. Alfabetizar pressupõe conhecimento reflexivo da escrita, para além da fala; exige, como já aponta etimologicamente a palavra alfabetizar, o agrupamento de alfa e beta, as duas primeiras letras gregas para o domínio do sistema da escrita. O sucesso da alfabetização depende do dinamismo do contexto social, que é referenciado pelo trabalho, ciência, participação popular e cultura.

 

O indivíduo alfabetizado é o sujeito que sabe ler e escrever. O indivíduo letrado, não só sabe ler e escrever, mas usa socialmente a leitura e a escrita, questionando as demandas sociais de leitura e de escrita. “A condição de sujeito letrado se constrói nas experiências culturais com práticas de leitura e escrita que os indivíduos têm oportunidade de viver, mesmo antes de começar sua educação formal” (Morais e Albuquerque, 2004).

A escrita tem uma função social, que traz consigo a idéia de representação. Alfabetizar é trabalhar a leitura e a escrita em suas diferentes funções. Quando trabalhamos a leitura e a escrita de maneira interdisciplinar, temos a oportunidade de introduzir o aluno no mundo da produção da leitura e escrita em situação real de uso, há a veiculação de idéias completas e a compreensão e o uso da mesma como ato interativo. Então, nessa seqüência de ações, o aluno tem oportunidade de participar, de pertencer, de estar junto, de somar e de agir. Portanto, alfabetizar letrando é orientar o ato de ler e de escrever no contexto das práticas sociais.

 

Não é suficiente ensinar o sistema de leitura e escrita ou a escrita correta das palavras, mas, é preciso orientar os alunos a ler e a produzir textos, o que estabelece também uma intervenção pedagógica ordenada. O ingresso no mundo da leitura e escrita é viável através da assimilação do sistema alfabético (alfabetização) e do desenvolvimento das capacidades de ler e produzir diversos gêneros textuais (letramento). Os gêneros textuais são instrumentos culturais e, portanto, se organizam e se transformam nas práticas de linguagem.

As situações que favorecem a aprendizagem da leitura resumem-se na compreensão da linguagem escrita através do uso, da experiência em situações específicas, em contextos reais de aprendizagem e utilização simultâneas, lendo e escrevendo textos coerentes, significativos e interessantes, em verdadeira linguagem interdisciplinar e contextualizada, como textos de jornais e revistas; contos de fadas; histórias do mundo; lendas, enfim todo o imaginário infantil. Quando essa aprendizagem acontece, o aluno é capaz de produzir e criar novas idéias alicerçadas na fala e na escrita, que lhe são peculiares.

 

A leitura significativa, feita de maneira interdisciplinar, favorece a memória; o conhecimento sobre a própria leitura do mundo; o conhecimento a respeito de como se escreve; a experiência das emoções. O aluno, através do trabalho interdisciplinar, vivencia experiências para a vida pela interação da linguagem falada e escrita, que não pode ficar restrita apenas a alfabetização, pois é necessário conhecer aspectos distintos existentes entre diferentes linguagens, sem o qual não se dá o efetivo exercício da cidadania.

Finalizando, a leitura e a escrita, é a ferramenta básica de inserção no mundo, é o elemento articulador de diferentes linguagens, é o instrumento para interação com diferentes áreas do saber, e é o meio de demonstração do sentir e do pensar. Trabalhar a leitura e a escrita de maneira interdisciplinar exercita a socialização, pois a livre expressão é responsável por grandes mudanças sociais.

Proponente: Profa. Ma. Maria Simara de Aguiar

 

GRUPOS TEMÁTICOS

Os grupos temáticos para apresentações de comunicações são as seguintes:

 

  1. Literatura Baiana e outras literaturas nordestinas na sala de aula (remoto)

Proponentes: Prof. Dr. Gildeci de Oliveira Leite

 

  1. Leitura, letramentos, educação literária, representações, textualidades negras, autorias de mulheres na literatura (remoto)

Proponentes: Profa. Dra. Daniela Galdino Nascimento, Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos e Profa. Ma. Juliana Oliveira Silva

 

  1. Práticas pedagógicas e Formação de professores (remoto)

Proponentes: Profa. Ma. Jaciara de Oliveira Sant’anna Santos, Profa. Ma. Gilma Benjoino de Oliveira e Prof. Dr. Marcolino Sampaio dos Santos

 

  1. Aspectos da leitura e da interpretação de textos (presencial)

Proponente: Prof. Dr. Baktalaia de Lis Andrade Leal

 

  1. Leitura, formação do leitor, literatura afro-brasileira de autoria feminina e representações de raça e de gênero (remoto)

Profa. Dra. Renailda Ferreira Cazumbá e Prof. Dr. José Rosa dos Santos Junior

 

  1. Discursos de negação da ciência sob a ótica da Análise Dialógica do Discurso (remoto)

Proponentes: Prof. Me. Emerson Tadeu Cotrim Assunção e Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho

 

  1. Vivências e diálogos pedagógicos:  Língua Portuguesa e Literaturas com o PIBID 2023 (remoto)

Proponente: Profa. Dra. Maria Angélica Rocha Fernandes

 

  1. Leitura e extensão curricularizada: diálogos interdisciplinares (remoto)

Proponentes: Profa. Dra. Claudia Rocha da Silva e Profa. Ma. Heurisgleides Sousa Teixeira

 

  1. Estudos Interdisciplinares Sobre Contemporaneidade (remoto)

Proponente: Prof. Dr. Thiago Martins Caldas Prado


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