PROGRAMAÇÃO E ATIVIDADES DO EVENTO - EDIÇÃO DE 2023
PROGRAMAÇÃO
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PROGRAMAÇÃO DO III SEMINÁRIO PIBID/III ENCONTRO DO
GRUPO DE PESQUISA LEALLL UNEB/ I ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA CLIC/I ENCONTRO
DO GRUPO DE PESQUISA EICON
A interdisciplinaridade como movimento articulador no
processo de ensino-aprendizagem
DATA:15/08/2023
Manhã:
9h00min
– Abertura: Comissão organizadora (híbrido)
9h30min - Conferência de abertura: Práticas interdisciplinares na escola – Palestrante: Profa. Dra.
Nilma Margarida de Castro Crusoé (híbrido)
Mediação:
Profa. Ma. Gilma Benjoino de Oliveira – UNEB
11h00min
– Minicursos e oficinas (híbrido)
DATA:15/08/2023
Tarde:
14h00min
às 15h30min – Sessões de comunicação (híbrido)
16h00min – Relatos
de experiências: A Pesquisa na iniciação científica na visão dos estudantes
bolsistas (remoto)
Integrantes:
Natalia Silva
Araujo (UNEB – Campus Seabra); Isabela
dos Santos Cavalcante (UNEB - Campus Seabra); UNEB); Gabriel Lima Silva (UNEB –
Campus Brumado); Yasmin Lima de Souza (UNEB – Campus Brumado) (remoto).
Mediação: Profa. Dra. Maria Angélica Rocha Fernandes
DATA:16/08/2023
Manhã:
09h00min
às 10h30min – Pesquisas desenvolvidas por integrantes do LEALLL – Integrantes:
Profa. Dra. Claudia Rocha da Silva; Prof. Dr. Gildeci de Oliveira Leite; Prof.
Dr. José Rosa dos
Santos Junior, Prof. Dr. Marcolino Sampaio dos
Santos; Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos (híbrido);
Mediação:
Profa. Heurisgleides
Sousa Teixeira - UNEB
11h00min ao meio-dia – Relatos de
experiências: O PIBID sob a ótica das professoras supervisoras (híbrido)
Palestrantes: Profa. Esp. Katia
Quele Ferreira da Silva Rocha – (IFBA – Campus Brumado); Profa. Ma. Gisele de Alencar Camorim (Escola
Municipal de Ensino Fundamental Martinho Motta da Silveira); Profas. Adriana
Francisca da Silva e Lídia Alves Lopes Vilela (Colégio Municipal Professora Amilar Evangelista de Oliveira Almeida - Seabra-BA). (híbrido)
Mediação: Profa. Ma. Jaciara de
Oliveira Sant’Anna Santos – UNEB
DATA:16/08/2023
Tarde
14h00min
às 15h30min – Relatos de experiências: O PIBID na
visão dos bolsistas de Iniciação à docência (remoto)
Estudantes: Erika Claudia Silveira Pontes (IFPA – Campus Marabá); Ataídes Miguel da
Silva e Jaíne Alcantara Pereira (UNEB – Campus Seabra); Fernanda Ribeiro Brito e Joana D’arc dos Santos Silva (UNEB – Campus
Brumado). (híbrido)
Mediação: Profa. Ma. Vera Barros Brandão Rodrigues Garcia – (IFPA)
16h00min – Conferência de encerramento: Poéticas afro-indígenas nas
Amazônias – Prof. Dr. Gilson Penalva (UNIFESSPA) (Remota)
Mediação:
Prof. Dr. Gildeci de Oliveira Leite – UNEB
MINICURSOS
E
OFICINAS
Minicursos:
1 - O primeiro romance de suassuna e seus (entre)
cruzamentos (Presencial em Seabra)
Neste
minicurso serão explanados aspectos da obra do escritor paraibano Ariano
Suassuna a partir de A história do amor de Fernando e Isaura, primeiro romance
do escritor. A obra foi produzida em 1956, a primeira publicação é de 1994 e
não é muito conhecida do leitor e da crítica. Trata-se da única produção de
Suassuna que não tematiza o Sertão e a Paraíba e é caracterizada como uma
versão brasileira da lenda celta discutida em O Romance de Tristão e Isolda, de
Joseph Bédier. Essa imersão na obra suassuniana propõe uma leitura distanciada
dos clichês e estereótipos com os quais se costuma qualificar o Nordeste.
Esboça-se a proposição de análise a partir do suporte teórico da
intertextualidade – um dos operadores deste curso –, conceito com que se busca
estabelecer pontos de aproximação e de afastamento da produção de Bédier que é
a versão assumida aqui, já que existem inúmeras outras. Há o intuito de
revisitar os espaços múltiplos, míticos e poéticos do Sertão e do Nordeste,
acrescendo-se o léxico “Paraíso”, noções e imagens recorrentes nas temáticas
suassunianas, embora não visualizadas claramente pelo leitor e pela crítica.
Intenta-se ainda, brevemente como se espera de um minicurso, observar a
presença e o entrecruzamento da produção lírica do autor na feitura dessa
narrativa primeira. Para tanto, toma-se o sentido de poesia – categoria anímica
e espiritual e condição subjacente na totalidade da produção de Suassuna –,
como mais um operador para a leitura do romance.
Proponente:
Profa. Ma. Marcella Maria Leite Sá (Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios
Letice Oliveira Maciel - Seabra-BA)
2 - Leituras e Escritas Acadêmicas na Pós-graduação: Possibilidades e Desafios (Presencial
em Seabra)
Existe
uma cobrança muito grande em relação ao trabalho intelectual de leitura e
escrita dentro da Universidade. Nessa
realidade, observa-se que os discentes possuem algumas dificuldades. Seja por
não refletir essa prática de leitura e texto na Universidade, falta de
segurança social historicamente condicionada
reflexo de vários fatores com relação ao poder escrever e ler e falta mesmo de um momento de escrever,
reescrever e praticar de forma teorizada essa produção textual. Em razão desses
fatores, o minicurso apresenta uma proposta de leitura e produção textual
voltada para o ambiente da Pós-graduação. Na oportunidade, serão apresentados
alguns pressupostos teóricos sobre linguagem em sua perspectiva interacionista,
leitura de narrativas curtas, apresentação de algumas revistas científicas,
estruturas de trabalhos acadêmicos e correção, autocorreção, reescrita,
retextualização e divulgação na internet de trabalho final do minicurso.
Proponente:
Profa. Ma. Maria Carollina Santos Carvalho (PPGEL-UNEB)
3 - Mash up literário e apropriação
textual (Remoto)
O
minicurso "Mash up literário e apropriação textual" consistirá em uma
breve apresentação do panorama literário obtido a partir das últimas
transformações de cunho criativo na literatura contemporânea brasileira. Para
isso, serão apresentados conceitos-chave para a
compreensão dessas modificações, sobretudo à luz de teorias que ilustram
o que tem ocorrido nessas esferas, como a teoria da pós-produção, de Nicolas
Bourriaud (2009) e a cultura da participação, do estudioso Henry Jenkins
(2009), as quais também se configuram como ponto de partida para "os novos
modos de escrita", como a FanFiction, a colagem e o mash up literário.
Proponente:
Profa. Ma. Rebeca Fabiana Ferreira da Silva Santos
Oficinas
1 - Contos na sala de aula: uma
sequência didática (Presencial em Brumado)
A
presente oficina tem como finalidade capacitar seus participantes a abordarem o
gênero discursivo conto a partir da perspectiva da sequência didática proposta
por Dolz & Schneuwly (2004). Esta
constitui uma alternativa lúdica à produção textual nas aulas de Língua
Portuguesa e sua execução se dará por meio sugestões de atividades dinâmicas
que poderão ser aplicadas nas aulas. Tal atividade proporcionará a apropriação
de múltiplas possibilidades de abordagem do gênero que auxiliarão o trabalho
pedagógico, resultando em uma experiência prazerosa.
Proponente:
Profa. Ma. Islene dos Santos Roque
2 - A literatura tecendo saberes e
empoderando crianças no Ensino Fundamental (Remoto)
Esta
oficina tem como objetivo promover uma educação antirracista através de
metodologias interdisciplinares que reflitam as representações do negro na
sociedade, bem como por meio do conhecimento da verdadeira história e cultura
africana e afro-brasileira, resultando consequentemente no empoderamento negro
infantil. Para realiza-la, utilizaremos os seguintes textos: - Betina (Nilma
Lino Gomes); - Meu Crespo é de rainha (bell hooks); - Tóim, cadê você? (Tamires
Lima); - O mundo no black power de Tayó (Kiusam de Oliveira); - Música Cabelo Crespo (Aka Rasta). Todos os textos escolhidos
tematizam a beleza do cabelo crespo. O trabalho com tais textos nas aulas do
Ensino Fundamental consiste numa possibilidade de através do texto literário,
tornar as crianças mais empoderadas, principalmente em relação aos seus
cabelos. Esperamos que os cursistas da oficina participem ativamente das
discussões assumindo uma postura de educadores antirracistas e que em
consequência promovam um ensino pautado no respeito à diversidade, bem como no
empoderamento de sujeitos de aprendizagem que continuam sofrendo racismo no
ambiente escolar.
Proponentes:
Profa. Ma. Luzileide de Jesus Santos e Santos e Profa. Ma. Emanuelle da
Silva Evangelista
3 - Leitura e escrita sob um viés interdisciplinar (Remoto)
Ler
é um conjunto de habilidades e comportamentos, é decodificar silabas ou
palavras evoluindo até a leitura de um texto, dentro de um contexto. Escrever
são habilidades e comportamentos, que vão desde escrever o próprio nome até a
evolução da escrita de uma monografia. Alfabetizar pressupõe conhecimento
reflexivo da escrita, para além da fala; exige, como já aponta etimologicamente
a palavra alfabetizar, o agrupamento de alfa e beta, as duas primeiras letras
gregas para o domínio do sistema da escrita. O sucesso da alfabetização depende
do dinamismo do contexto social, que é referenciado pelo trabalho, ciência,
participação popular e cultura.
O
indivíduo alfabetizado é o sujeito que sabe ler e escrever. O indivíduo
letrado, não só sabe ler e escrever, mas usa socialmente a leitura e a escrita,
questionando as demandas sociais de leitura e de escrita. “A condição de
sujeito letrado se constrói nas experiências culturais com práticas de leitura
e escrita que os indivíduos têm oportunidade de viver, mesmo antes de começar
sua educação formal” (Morais e Albuquerque, 2004).
A
escrita tem uma função social, que traz consigo a idéia de representação.
Alfabetizar é trabalhar a leitura e a escrita em suas diferentes funções.
Quando trabalhamos a leitura e a escrita de maneira interdisciplinar, temos a
oportunidade de introduzir o aluno no mundo da produção da leitura e escrita em
situação real de uso, há a veiculação de idéias completas e a compreensão e o
uso da mesma como ato interativo. Então, nessa seqüência de ações, o aluno tem
oportunidade de participar, de pertencer, de estar junto, de somar e de agir.
Portanto, alfabetizar letrando é orientar o ato de ler e de escrever no
contexto das práticas sociais.
Não
é suficiente ensinar o sistema de leitura e escrita ou a escrita correta das
palavras, mas, é preciso orientar os alunos a ler e a produzir textos, o que
estabelece também uma intervenção pedagógica ordenada. O ingresso no mundo da
leitura e escrita é viável através da assimilação do sistema alfabético
(alfabetização) e do desenvolvimento das capacidades de ler e produzir diversos
gêneros textuais (letramento). Os gêneros textuais são instrumentos culturais
e, portanto, se organizam e se transformam nas práticas de linguagem.
As
situações que favorecem a aprendizagem da leitura resumem-se na compreensão da
linguagem escrita através do uso, da experiência em situações específicas, em
contextos reais de aprendizagem e utilização simultâneas, lendo e escrevendo
textos coerentes, significativos e interessantes, em verdadeira linguagem
interdisciplinar e contextualizada, como textos de jornais e revistas; contos
de fadas; histórias do mundo; lendas, enfim todo o imaginário infantil. Quando
essa aprendizagem acontece, o aluno é capaz de produzir e criar novas idéias
alicerçadas na fala e na escrita, que lhe são peculiares.
A
leitura significativa, feita de maneira interdisciplinar, favorece a memória; o
conhecimento sobre a própria leitura do mundo; o conhecimento a respeito de
como se escreve; a experiência das emoções. O aluno, através do trabalho
interdisciplinar, vivencia experiências para a vida pela interação da linguagem
falada e escrita, que não pode ficar restrita apenas a alfabetização, pois é
necessário conhecer aspectos distintos existentes entre diferentes linguagens,
sem o qual não se dá o efetivo exercício da cidadania.
Finalizando,
a leitura e a escrita, é a ferramenta básica de inserção no mundo, é o elemento
articulador de diferentes linguagens, é o instrumento para interação com
diferentes áreas do saber, e é o meio de demonstração do sentir e do pensar.
Trabalhar a leitura e a escrita de maneira interdisciplinar exercita a
socialização, pois a livre expressão é responsável por grandes mudanças
sociais.
Proponente:
Profa. Ma. Maria Simara de Aguiar
GRUPOS
TEMÁTICOS
Os grupos temáticos para
apresentações de comunicações são as seguintes:
- Literatura Baiana e outras literaturas nordestinas na sala de
aula (remoto)
Proponentes: Prof. Dr. Gildeci de
Oliveira Leite
- Leitura, letramentos, educação literária, representações,
textualidades negras, autorias de mulheres na literatura (remoto)
Proponentes: Profa. Dra. Daniela
Galdino Nascimento, Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos e Profa. Ma. Juliana
Oliveira Silva
- Práticas pedagógicas e Formação de professores (remoto)
Proponentes: Profa. Ma. Jaciara de
Oliveira Sant’anna Santos, Profa. Ma. Gilma Benjoino de Oliveira e Prof. Dr. Marcolino
Sampaio dos Santos
- Aspectos da leitura e da interpretação de textos (presencial)
Proponente: Prof. Dr. Baktalaia de
Lis Andrade Leal
- Leitura, formação do leitor, literatura afro-brasileira de
autoria feminina e representações de raça e de gênero (remoto)
Profa. Dra. Renailda Ferreira
Cazumbá e Prof. Dr. José Rosa dos Santos Junior
- Discursos de negação da ciência sob a ótica da Análise
Dialógica do Discurso (remoto)
Proponentes: Prof. Me. Emerson
Tadeu Cotrim Assunção e Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho
- Vivências e diálogos pedagógicos: Língua Portuguesa e Literaturas com o
PIBID 2023 (remoto)
Proponente: Profa. Dra. Maria
Angélica Rocha Fernandes
- Leitura e extensão curricularizada: diálogos interdisciplinares
(remoto)
Proponentes: Profa. Dra. Claudia
Rocha da Silva e Profa. Ma. Heurisgleides Sousa Teixeira
- Estudos Interdisciplinares Sobre Contemporaneidade (remoto)
Proponente: Prof. Dr. Thiago
Martins Caldas Prado
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