ANAIS - PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS - EDIÇÃO DE 2023
Link para download:
ANAIS - PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS - EDIÇÃO DE 2023 (Modo de leitura)
A
VERBORRAGIA DO SILÊNCIO: UMA ANÁLISE SOBRE AS MARCAS DA GUERRA NOS
PROTAGONISTAS DE MATADOURO-CINCO E NADA DE NOVO NO FRONT
Diane Nascimento de Oliveira
(PPGEL/UNEB/FAPESB)
Thiago Martins Caldas Prado
(PPGEL/UNEB)
Publicado em
1969, Matadouro-cinco tem como temática central um dos períodos mais
tensos da vida de Kurt Vonnegut. Assim como Vonnegut (2019), o protagonista do
romance, Billy Pilgrim, serviu na Segunda Guerra ao lado dos Aliados, também
foi capturado pelos alemães e conduzido como prisioneiro de guerra para
Dresden, onde sobreviveu a bombardeios britânicos e estadunidenses que
destruíram a cidade alemã. Já o livro de Erich Maria Remarque (2022), que
também serviu numa guerra, Nada de novo no front, publicado em 1929,
conta a história de Paul Bäumer, jovem alemão de família humilde que deixa tudo
e vai para a guerra, mas descobre que, independentemente de qual lado da
trincheira esteja, a guerra só tem horror. Dessa forma, o objetivo deste artigo
é compreender em que medida a teoria do narrador de Walter Benjamin (1987)
suporta ou não essas duas narrativas, pois, conforme o ensaísta, após viver o
terror da guerra, o soldado retorna com um declínio na faculdade de
compartilhar experiências. Outros autores que fundamentam este trabalho são: Norman
Friedman (2002), que faz uma sistematização dos estudos em torno do foco
narrativo, e Igor Carastan Noboa (2010), que analisa a relação de filmes de
ficção científica e a Guerra Fria. Conclui-se que Billy e Paul lidaram com o
retorno da guerra de formas diferentes: o primeiro tentou sobreviver, criou uma
espécie de mundo próprio (que incluía viagens no tempo e encontros com Ets), o
segundo é emudecido pelos traumas guerra – para ele, a morte é uma libertação.
Palavras-chave:
Vonnegut; Remarque; Narrador; Guerra.
NOBOA, Igor
Carastan. Filmes do fim do mundo: Ficção Científica e guerra fria (1951-
DISCUSSÃO SOBRE A MULHER DO SÉCULO
XIX PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA OBRA DOM CASMURRO (2021) DE MACHADO DE ASSIS
Adriele de Almeida Leite (UNEB)
Paula Luiza Cangussu Silva (UNEB)
Maria Angélica Rocha
Fernandes (UNEB)
Este
trabalho busca analisar as estruturas sociais na obra Dom Casmurro (2021) de Machado de Assis que permanecem enraizadas
na sociedade contemporânea. Em razão será discutida a visão da sociedade a
respeito da conduta das mulheres do século XIX, com ênfase nos julgamentos do
adultério no casamento e as consequências desses atos, fazendo a analogia aos
dias atuais. Uma vez que o personagem principal do romance, o Bentinho,
apresenta uma suposta acusação de adultério por parte da sua esposa. Diante
disso, Capitu torna-se alvo de críticas e de julgamentos, pois sua postura passa
a ser dada como inadequada, visto que havia nessa época um padrão exigido da
figura feminina, no qual deveriam “ser recatadas e do lar”, cuidar bem dos
afazeres de casa, dos membros da família e se dedicar a vida matrimonial. É válido ressaltar a importância
dessas discussões com os alunos da educação básica, pois o empoderamento busca
conceder autonomia e consciência de poder sobre si próprio. Para embasamento
teórico dessa pesquisa serão usados os autores: Beauvoir (1980); Gustave
Flaubert (1856); José Veríssimo (1954) e Wall (2005). Portanto, nesse trabalho
defende-se que houve o adultério devido à morte da personagem, já que todas as
adúlteras desse período eram mortas.
Palavras-chave: Adultério; ciúmes;
mulher.
VIVÊNCIAS
PEDAGÓGICAS: INCENTIVO À LITERATURA
Gleiciele Vieira
Aguiar (UNEB)
Maria Angélica
Rocha Fernandes (UNEB)
Este trabalho reflete a importância do incentivo à leitura na disciplina
de Língua Portuguesa, destacando aplicações de metodologias que aproximem os
discentes com o mundo literário, dialogando com o GT “Vivências e
diálogos pedagógicos: Língua Portuguesa e Literaturas com o PIBID 2023”. Assim, recorrendo
à literatura como ferramenta para despertar da criticidade, o desenvolver da
empatia, a inovação dos vocábulos e o auxílio na escrita. Porém, a realidade é
desafiadora para os docentes em fornecer metodologias que aproximem e não
afastem os alunos com a literatura, levando-os buscar por recursos inovadores e
estimulantes para a alunada. Desta forma, os diálogos e trocas de vivências
entre os professores podem ser essenciais e benéficas para a aprendizagem dos
jovens. Diante a essa necessidade entra a importância do Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em específico para o curso de Letras
Vernáculas, em incentivar a docência e também ofertar experiências que servirão
de base para estes futuros professores. Pois, este programa permite aos
participantes reafirmar a importância
da literatura. Como afirma a autora Giraffa (2012) o docente deve buscar o estímulo
à leitura, e também o escritor Compagnon (2009) aponta sobre a relevância da
literatura no despertar crítico. Sendo assim, o desenvolvimento deste trabalho
se baseia em metodologia qualitativa, com base em estudos bibliográficos, com
embasamento teórico: Compagno (2009), Freire (1998) e Giraffa (2012). Assim, sua construção se
enquadra no aprofundar de elementos que trabalhem com o incentivo à leitura e
incentivo dos docentes em buscar práticas pedagógicas que estimulem a
literatura.
Palavras-chave: Literatura; Experiências; Incentivo; Práticas pedagógicas.
PONCIÁ VICÊNCIO E O RETRATO DO AMOR E DO AFETO NA
VIDA DA MULHER NEGRA
Jaynne Morganna Silva Oliveira (UFBA)
Juliana Oliveira Silva (UNEB)
É notória a constante discussão e reflexão
da sociedade acerca do que seria o amor e qual o seu impacto na formação das
pessoas, principalmente, o espaço que ele tem na vida das mulheres, havendo a
necessidade de dar mais atenção a essa temática e como a forma que ela é
retratada na literatura reflete na construção da visão do meio social vigente
sobre isso. A comunicação oral tem como objetivo analisar o espaço e o retrato
que o amor e o afeto têm na vida das mulheres negras, sobretudo, aquelas retratadas
em literaturas, bem como, dar notoriedade a outras perspectivas do amor para
além de ser apenas algo existente dentro de relacionamentos românticos. Para o
desenvolvimento do trabalho adotou-se como corpora a obra literária
“Ponciá Vicêncio”, da autora Conceição Evaristo, por meio de referencial
teórico os estudos de bell hooks (2021), o pensamento produzido por Lélia
González (1984) e a análise produzida por Ana Ligia Aguiar (2018). A partir de
um estudo de cunho interpretativo, foi realizada a leitura, a análise e a
interpretação da obra, especificamente a questão da presença dos afetos nas
vivências das personagens Ponciá e Bilisa. Essa análise preliminar indica a
interferência da construção histórica da sociedade reflete nas questões
amorosas de mulheres negras, sejam essas relações interpessoais ou individuais,
e como isso afeta a sua visão quanto à questão de merecimento de ocupar esse
lugar de afeto e de amor e, consequentemente, na sua construção enquanto
cidadã.
Palavras-chave:
Amor; Afeto; Mulher; Racismo; Literatura.
PARA
UMA UNIVERSIDADE DEMOCRÁTICA E AFIRMATIVA: PONDERAÇÕES SOBRE A PÓS-PERMANÊNCIA
DE ESTUDANTES COTISTAS
Natanael Conceição Rocha (UNEB)
Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)
A
proposta visa trazer para a discussão, por meio de uma revisão de literatura, a
temática sobre políticas afirmativas, com recorte para a permanência e
pós-permanência dos/as estudantes cotistas/as. Para isso, utiliza dos conceitos
de localização do conhecimento, por meio da compreensão do corpo-política do
conhecimento (Bernardino-Costa, 2018; Dussel, 2005; Grosfoguel, 2007, 2020) e o
Olubajé, o banquete sagrado do Orixá Omolu, que traz para o cerne, a
pluralidade de sujeitos dentro da universidade, sobretudo após a adoção de
cotas sociais e raciais , e o quanto essas presenças vêm alterando o fazer
pedagógico e político da Instituição universitária. A consideração pertinente é
que o caminho para uma universidade democrática e afirmativa é o banquete:
sentar-se com os/as sujeitos sociais, trazendo para o cerne do debate os seus
corpos-políticas de conhecimento, no Olubajé, para, a partir da permanência,
por meio das cotas raciais, pensar as políticas de ações afirmativas para a
pós-permanência desses perfis de corporeidades. A dinâmica do Sistema-mundo, constituído
justamente da negação desses corpos e dos referidos conhecimentos, se atualiza
e retroalimenta as práticas de desigualdades e de racismo nos diversos âmbitos
da sociedade e do aparelho-Estado. Portanto, considerar que o ingresso por si
só desses perfis de estudantes na universidade resolverá o problema histórico
da desigualdade, e, conseguinte, colocará em par de igualdades negros e
não-negros é perder-se nas teias do Sistema-mundo, nos argumentos que
sustentaram e vêm sustentando a manutenção do status-quo.
Palavras-chave: Universidade;
Políticas Afirmativas; Pós-Permanência.
EDUCAÇÃO
LITERÁRIA E CIDADANIA: PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE
PROFESSORES E ESTUDANTES[1]
Gabriel Lima Silva (UNEB)
Yasmin Lima de Souza (UNEB)
Oton Magno Santana do Santos (UNEB)
Essa pesquisa deriva-se
do projeto guarda-chuva Educação literária como exercício de cidadania nos
processos de ensino-aprendizagem de professores e estudantes da educação básica,
do professor Dr. Oton Magno Santana dos Santos, que conta com a aprovação do
comitê de ética da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, através do parecer nº
5.067.853. O
principal objetivo desse estudo consiste em analisar de que forma os conteúdos
das representações, existentes no espaço de duas escolas públicas de ensino
fundamental de Brumado (BA), favorecem formas de apropriação do texto literário
a partir da ótica dos professores e estudantes no que diz respeito às
interações empreendidas e nas múltiplas práticas de leitura, tendo como
principal aporte teórico o historiador Roger Chartier (1988), no que tange aos
conceitos de apropriação e representação. Ademais, contamos com Lajolo e
Zilberman (2011), Coracini (1999), Leahy-Dios (2004), entre outros. O suporte metodológico foi a pesquisa de
inspiração etnográfica empreendida nas escolas participantes do estudo. A
coleta de dados foi composta de observações de aulas e entrevistas com
discentes do ensino fundamental das escolas inseridas no processo
investigativo.
Palavras-chave: Educação
literária; Livro didático; Práticas de leitura; Professores; Estudantes.
COMPARTILHANDO A TRADIÇÃO
ROMÀ
Lorena Oliveira
Tavares (UNEB)
Thiago Martins
Caldas Prado (UNEB)
O estudo trata de aspectos
voltados para os costumes romà, que
são encontrados no romance El aliento
negro de los romaníes, analisados à luz de Laraia (2005), Arantes (1985),
Eagleton (2011) e Hall (1997) que trazem argumentos para tratar acerca da
cultura; Sória (2015), Fonseca (1996), Pereira (2011; 2014) e Ortega (2015),
contribuem com as informações sobre os costumes romà; e Bachelard (1996) elucida questões sobre a memória. O que
levou ao desenvolvimento desta produção foram as reflexões desenvolvidas ao
longo da produção da minha dissertação de mestrado em 2021. O objetivo geral
deste artigo, de caráter bibliográfico e qualitativo, é promover uma reflexão e
discussão sobre os costumes e cultura romà,
bem como seus aspectos patriarcais descritos
na obra supracitada a partir da narrativa de um autor rom. Os resultados apontaram para uma apreciação crítica acerca do
tema em comento, levando em consideração, principalmente, as ideias de outros
autores romà.
Palavras-chave:
El aliento negro de los romaníes; Cultura romà; Estrutura patriarcal romà.
NARRATIVAS
LITERÁRIAS E TRADUÇÕES PARA OS QUADRINHOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Gleica Helena Sampaio Machado
Macedo (UNEB)
Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)
Resumo: Como em todas
as áreas da arte, desde seus primórdios, a produção de textos literários sempre
estabeleceu uma profícua relação com os diversos gêneros por meio de processos
de adaptação, sejam eles de expressão puramente verbal, visual, ou ainda,
gêneros híbridos – construídos a partir das linguagens verbal e gráfico-visual.
Partindo dessa concepção, o presente artigo intenta uma breve discussão acerca
das relações configuradas entre as narrativas literárias – texto de partida – e
as traduções para os quadrinhos – texto de chegada. Para tal, serão relevantes
os estudos propostos por Gilles Deleuze (1974), acerca do conceito de cópia e
simulacro, e por Linda Hutcheon (2013), a respeito do conceito de tradução.
Para a referida discussão, será realizado um breve estudo comparativo entre o
auto de Natal pernambucano, Morte e Vida
Severina, de Joao Cabral de Melo Neto, e a tradução em quadrinhos,
realizada pelos traços de Miguel Falcão.
Palavras-chave: narrativas
literárias; traduções; quadrinhos.
LITERATURA BAIANA: VIVÊNCIAS,
APRENDIZAGENS E CONQUISTAS
DURANTE A TRAJETÓRIA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
(IC)
Natalia Silva Araujo (UNEB)
Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)
O
presente relato de experiência intitulado Literatura baiana: Vivências,
aprendizagens e conquistas durante a trajetória na Iniciação Científica (IC)
pretende apresentar as atividades desenvolvidas, os resultados obtidos e os
ensinamentos adquiridos ao longo de um ano de participação na bolsa de IC
referente ao subprojeto Furundungo de Antônio Souza de Carneiro, financiado
pela Pró-Reitora de Ações Afirmativas (PROAF) da Universidade do Estado da
Bahia (UNEB). Neste trabalho, utiliza-se
de uma metodologia bibliográfica de cunho qualitativo conforme Gil (2002).
Durante a caminhada na Iniciação Científica, diversos conhecimentos foram
adquiridos e outros compartilhados entre bolsista e orientador. Tal aspecto é
crucial para o ensino, haja vista que, segundo aponta Freire (1996) tanto
docente como discente aprendem mutuamente, isto é, um ensino significativo e
libertador parte desse princípio. Diante disso, através do projeto foi notória
a grandiosidade da Literatura produzida na Bahia e a importância de estudar
autores pouco conhecidos do grande público leitor, caso vivenciado por Souza
Carneiro. A IC foi um relevante passo na vida acadêmica e um divisor de água,
pois possibilitou estudar a Literatura Baiana e suas múltiplas faces, além de
produzir conhecimento científico para todos aqueles que se sentem instigados
por essa arte baiana. Por isso, a IC deu visibilidade e reconhecimento para
esse escritor, já que resultou em um artigo acadêmico publicado pela Revista
Philologus e uma comunicação oral no XV Simpósio Nacional de Estudos
Filológicos e Linguísticos do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e
Linguísticos (CIFEFIL).
Palavras-Chave: Iniciação Científica;
Literatura Baiana; Aprendizagens; Experiência; Ensino.
INTERAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS NO
ENSINO FUNDAMENTAL TRAZENDO O MEIO AMBIENTE EM ALGUMAS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO
ESCOLAR
Eliane Amorim Pereira (UNEB)
Nilzilene Silva Gonçalves (UNEB)
RESUMO
O
presente trabalho foi elaborado no componente curricular pesquisa e estagio
III: Ensino Fundamental Anos Inicias, a escola escolhida para a pesquisa foi
Santa Rita de Cassia localizada no município de Brumado Bahia. Este trabalho
teve como objetivo refletir sobre as vivências no componente curricular de
estágio. Para embasamento teórico, foram utilizados os autores Pimenta
(2005/2006); Vendrame (2015), a metodologia utilizada foi observação dos alunos
do segundo ano do ensino fundamental durante três semanas sendo uma dedicada
apenas para observar as aulas da professora regente e desenvolver um projeto
que trabalhasse os assuntos proposto pela escola e a interdisciplinaridade com
o tema gerador, as outras duas semanas foi de regência onde colocamos em
prática nosso projeto de pesquisa com o tema “O meio ambiente” trabalhamos
assim a importância do meio ambiente no contexto escolar e na sociedade como um
todo. Através das experiências realizadas com os alunos foi possível alcançar
como resultados bastante interação delas umas com as outras além de interagir
com nós, onde foi possível perceber grande trocas entre eles um sempre ajudando
o outro acreditamos que foram experienciais que contribuiu muito para a
formação delas e com a nossa. Trabalhar na perspectiva interdisciplinar traz
uma nova visão dos conteúdos permitindo que seja feita uma reflexão das nossas
práticas docentes, acreditamos que levar atividades que trabalha mais o lúdico
em sala de aula ajuda muito no desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: Educação; Meio
Ambiente; Práxis pedagógica.
CHICO
E AS CIDADES: LITERATURA E EXPERIÊNCIA URBANA EM CHICO BUARQUE
Juliana Oliveira
Silva (UNEB)
Oton Magno
Santana dos Santos (UNEB)
O
cantor e escritor Chico Buarque é uma figura de destaque no cenário cultural
brasileiro. Sua escrita alegórica e postura combativa foram fatores relevantes
para o favorecimento de destaque da sua imagem artística e política. Dentro do
âmbito das metáforas narrativas desse escritor, o presente trabalho investigou
as formas pelas quais os romances Leite derramado (2009) e Essa gente
(2019), do escritor e compositor Chico Buarque de Holanda, são
representações da sociedade brasileira urbana contemporânea. Usando como
suporte teórico os estudiosos Ricardo Cordeiro Gomes (2008), Michel de Certeau
(1995) e Roger Chartier (1998), buscamos identificar como a atmosfera urbana
interfere na configuração do sujeito contemporâneo, assim como ilustram as
narrativas elencadas, e como a cidade é personagem protagonista dessas obras.
Palavras-chave: Literatura
brasileira contemporânea; ficção urbana; representação; cidade.
INICIAÇÃO
CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO: PERCEPÇÕES, PESQUISA E PERSPECTIVAS
Isabela dos Santos Cavalcante (UNEB)
Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)
O
presente trabalho tem como tema, “Iniciação científica na graduação:
Percepções, pesquisa e perspectivas”, apresentação integrante do subprojeto de
iniciação cientifica intitulada “Negrinha de Iemanjá” de Zora Seljan, e do
projeto “Xangô, a corte de orixás, Inquices e vodus: Experiências poéticas e
narrativas” dirigido pelo
professor Dr. Gildeci de Oliveira Leite. Esse estudo tem como objetivo, perante
materiais teóricos, análises críticas, pesquisas minuciosas e participações em
congressos, abordar as experiências e evidências adquiridas e vivenciadas no
período de pesquisa e desenvolvimento da prática no projeto. Assim sendo, serão
explanados subsídios que contemplaram essa pesquisa, como aspectos das
narrativas afrobrasileiras,
a literatura de axé baseando-se nos conceitos de Gildeci Leite, os eventos,
leituras, análises críticas e todo o processo de realização e cumprimento das
atividades vigentes e previstas no cronograma do projeto, bem como a
importância da iniciação científica na trajetória e formação profissional do
discente.
Palavras-chave:
Iniciação científica; narrativas afro-brasileiras; literatura de axé.
ENTRE
REPRESENTAÇÕES E ANTROPOFAGIA:
Dois diabos
narrados pelas tintas alegóricas
Augusto Vilemar Lima dos Santos
(UNEB)
Oton Magno Santana dos Santos
(UNEB)
O
objetivo deste trabalho de Literatura comparada é analisar as representações
alegóricas do Diabo no conto "A igreja do diabo" (1984) de Machado de
Assis e a peça teatral “Auto da Compadecida” (1955) de Ariano Suassuna. O que
convém a esta proposta é buscar caminhos comparativos entre o perfil de Diabo
em ambas obras, quais caminhos eles escolheram tomar utilizando de suas
representações a fim de consumir almas humanas. Nesse sentido, examinamos como
suas práticas e representações sociais interferiram no comportamento moral dos
personagens humanos e qual foi o papel do Diabo nessas decisões, pois o Diabo
possui características que se aproximam e afastam em ambas narrativas. Como
resultado, sua personalidade antropofágica o torna um canibal maior do que
qualquer outro que já ouvimos; ele é um canibal de ideias, representações,
aliados e possui uma enorme retórica que utiliza para manipular os personagens.
A Literatura Comparada (1994), de Tânia Franco Carvalhal, foi o suporte
metodológico para auxiliar no panorama comparativista do Diabo. Como suporte
teórico empregamos o conceito de representação de Roger Chartier (1988) em
nossa fundamentação teórica.
Palavras chave:
Diabo. Representação. Moralidade.
PROBLEMAS
ECONÔMICOS E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DO QI TOTAL NA 3° INFÂNCIA: UM
ESTUDO DE CASO ILUSTRADO
Maria Eduarda de Oliveira Costa (UFT)
Sarug Dagir Ribeiro (UFT)
Esta
pesquisa tem o objetivo de investigar a influência dos problemas econômicos nos
resultados do QI total na avaliação da inteligência em crianças entre 6 e 11
anos de idade por meio de um estudo de caso ilustrado. Foi utilizado como
instrumento na metodologia de pesquisa o teste WISC IV (Escala de Inteligência
para Crianças) desenvolvido por David Wechsler, em que o mesmo trata a
inteligência como uma entidade multifacetada, tanto em aspectos cognitivos
quanto não-intelectivos, ou seja, o ambiente e a realidade da criança impactam
na sua inteligência. Os resultados sugerem uma relação entre pobreza e
inteligência, pois a identificação dos fatores de risco para o desenvolvimento
da inteligência na infância e o impacto socioeconômico interferem nos
resultados dos testes de inteligência. Grande parte dessa pesquisa, utilizou
como referência teórica os trabalhos de Papalia e Feldman (2013) e
Flores-Mendoza e Saraiva (2018).
Palavras-chave: Inteligência;
Problemas econômicos; Infância; Desenvolvimento
Comentários
Postar um comentário