ANAIS - PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS - EDIÇÃO DE 2023

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ANAIS - PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS - EDIÇÃO DE 2023 (Modo de leitura)


A VERBORRAGIA DO SILÊNCIO: UMA ANÁLISE SOBRE AS MARCAS DA GUERRA NOS PROTAGONISTAS DE MATADOURO-CINCO E NADA DE NOVO NO FRONT

Diane Nascimento de Oliveira (PPGEL/UNEB/FAPESB)

Thiago Martins Caldas Prado (PPGEL/UNEB)

 

Publicado em 1969, Matadouro-cinco tem como temática central um dos períodos mais tensos da vida de Kurt Vonnegut. Assim como Vonnegut (2019), o protagonista do romance, Billy Pilgrim, serviu na Segunda Guerra ao lado dos Aliados, também foi capturado pelos alemães e conduzido como prisioneiro de guerra para Dresden, onde sobreviveu a bombardeios britânicos e estadunidenses que destruíram a cidade alemã. Já o livro de Erich Maria Remarque (2022), que também serviu numa guerra, Nada de novo no front, publicado em 1929, conta a história de Paul Bäumer, jovem alemão de família humilde que deixa tudo e vai para a guerra, mas descobre que, independentemente de qual lado da trincheira esteja, a guerra só tem horror. Dessa forma, o objetivo deste artigo é compreender em que medida a teoria do narrador de Walter Benjamin (1987) suporta ou não essas duas narrativas, pois, conforme o ensaísta, após viver o terror da guerra, o soldado retorna com um declínio na faculdade de compartilhar experiências. Outros autores que fundamentam este trabalho são: Norman Friedman (2002), que faz uma sistematização dos estudos em torno do foco narrativo, e Igor Carastan Noboa (2010), que analisa a relação de filmes de ficção científica e a Guerra Fria. Conclui-se que Billy e Paul lidaram com o retorno da guerra de formas diferentes: o primeiro tentou sobreviver, criou uma espécie de mundo próprio (que incluía viagens no tempo e encontros com Ets), o segundo é emudecido pelos traumas guerra – para ele, a morte é uma libertação.

Palavras-chave: Vonnegut; Remarque; Narrador; Guerra.

 

NOBOA, Igor Carastan. Filmes do fim do mundo: Ficção Científica e guerra fria (1951-

 

DISCUSSÃO SOBRE A MULHER DO SÉCULO XIX PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA OBRA DOM CASMURRO (2021) DE MACHADO DE ASSIS

 

Adriele de Almeida Leite (UNEB)

Paula Luiza Cangussu Silva (UNEB)

 Maria Angélica Rocha Fernandes (UNEB)

 

Este trabalho busca analisar as estruturas sociais na obra Dom Casmurro (2021) de Machado de Assis que permanecem enraizadas na sociedade contemporânea. Em razão será discutida a visão da sociedade a respeito da conduta das mulheres do século XIX, com ênfase nos julgamentos do adultério no casamento e as consequências desses atos, fazendo a analogia aos dias atuais. Uma vez que o personagem principal do romance, o Bentinho, apresenta uma suposta acusação de adultério por parte da sua esposa. Diante disso, Capitu torna-se alvo de críticas e de julgamentos, pois sua postura passa a ser dada como inadequada, visto que havia nessa época um padrão exigido da figura feminina, no qual deveriam “ser recatadas e do lar”, cuidar bem dos afazeres de casa, dos membros da família e se dedicar a vida matrimonial. É válido ressaltar a importância dessas discussões com os alunos da educação básica, pois o empoderamento busca conceder autonomia e consciência de poder sobre si próprio. Para embasamento teórico dessa pesquisa serão usados os autores: Beauvoir (1980); Gustave Flaubert (1856); José Veríssimo (1954) e Wall (2005). Portanto, nesse trabalho defende-se que houve o adultério devido à morte da personagem, já que todas as adúlteras desse período eram mortas.

Palavras-chave: Adultério; ciúmes; mulher.

 

 

VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS: INCENTIVO À LITERATURA

Gleiciele Vieira Aguiar (UNEB)

Maria Angélica Rocha Fernandes (UNEB)

 

Este trabalho reflete a importância do incentivo à leitura na disciplina de Língua Portuguesa, destacando aplicações de metodologias que aproximem os discentes com o mundo literário, dialogando com o GT “Vivências e diálogos pedagógicos: Língua Portuguesa e Literaturas com o PIBID 2023”. Assim, recorrendo à literatura como ferramenta para despertar da criticidade, o desenvolver da empatia, a inovação dos vocábulos e o auxílio na escrita. Porém, a realidade é desafiadora para os docentes em fornecer metodologias que aproximem e não afastem os alunos com a literatura, levando-os buscar por recursos inovadores e estimulantes para a alunada. Desta forma, os diálogos e trocas de vivências entre os professores podem ser essenciais e benéficas para a aprendizagem dos jovens. Diante a essa necessidade entra a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em específico para o curso de Letras Vernáculas, em incentivar a docência e também ofertar experiências que servirão de base para estes futuros professores. Pois, este programa permite aos participantes reafirmar a   importância da literatura. Como afirma a autora Giraffa (2012) o docente deve buscar o estímulo à leitura, e também o escritor Compagnon (2009) aponta sobre a relevância da literatura no despertar crítico. Sendo assim, o desenvolvimento deste trabalho se baseia em metodologia qualitativa, com base em estudos bibliográficos, com embasamento teórico: Compagno (2009), Freire (1998) e  Giraffa (2012). Assim, sua construção se enquadra no aprofundar de elementos que trabalhem com o incentivo à leitura e incentivo dos docentes em buscar práticas pedagógicas que estimulem a literatura.

Palavras-chave: Literatura; Experiências; Incentivo; Práticas pedagógicas.

 

 

 

PONCIÁ VICÊNCIO E O RETRATO DO AMOR E DO AFETO NA VIDA DA MULHER NEGRA

 

Jaynne Morganna Silva Oliveira (UFBA)

Juliana Oliveira Silva (UNEB)

 

     É notória a constante discussão e reflexão da sociedade acerca do que seria o amor e qual o seu impacto na formação das pessoas, principalmente, o espaço que ele tem na vida das mulheres, havendo a necessidade de dar mais atenção a essa temática e como a forma que ela é retratada na literatura reflete na construção da visão do meio social vigente sobre isso. A comunicação oral tem como objetivo analisar o espaço e o retrato que o amor e o afeto têm na vida das mulheres negras, sobretudo, aquelas retratadas em literaturas, bem como, dar notoriedade a outras perspectivas do amor para além de ser apenas algo existente dentro de relacionamentos românticos. Para o desenvolvimento do trabalho adotou-se como corpora a obra literária “Ponciá Vicêncio”, da autora Conceição Evaristo, por meio de referencial teórico os estudos de bell hooks (2021), o pensamento produzido por Lélia González (1984) e a análise produzida por Ana Ligia Aguiar (2018). A partir de um estudo de cunho interpretativo, foi realizada a leitura, a análise e a interpretação da obra, especificamente a questão da presença dos afetos nas vivências das personagens Ponciá e Bilisa. Essa análise preliminar indica a interferência da construção histórica da sociedade reflete nas questões amorosas de mulheres negras, sejam essas relações interpessoais ou individuais, e como isso afeta a sua visão quanto à questão de merecimento de ocupar esse lugar de afeto e de amor e, consequentemente, na sua construção enquanto cidadã.

 

Palavras-chave: Amor; Afeto; Mulher; Racismo; Literatura.

 

PARA UMA UNIVERSIDADE DEMOCRÁTICA E AFIRMATIVA: PONDERAÇÕES SOBRE A PÓS-PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS

 

Natanael Conceição Rocha (UNEB)

Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)

 

A proposta visa trazer para a discussão, por meio de uma revisão de literatura, a temática sobre políticas afirmativas, com recorte para a permanência e pós-permanência dos/as estudantes cotistas/as. Para isso, utiliza dos conceitos de localização do conhecimento, por meio da compreensão do corpo-política do conhecimento (Bernardino-Costa, 2018; Dussel, 2005; Grosfoguel, 2007, 2020) e o Olubajé, o banquete sagrado do Orixá Omolu, que traz para o cerne, a pluralidade de sujeitos dentro da universidade, sobretudo após a adoção de cotas sociais e raciais , e o quanto essas presenças vêm alterando o fazer pedagógico e político da Instituição universitária. A consideração pertinente é que o caminho para uma universidade democrática e afirmativa é o banquete: sentar-se com os/as sujeitos sociais, trazendo para o cerne do debate os seus corpos-políticas de conhecimento, no Olubajé, para, a partir da permanência, por meio das cotas raciais, pensar as políticas de ações afirmativas para a pós-permanência desses perfis de corporeidades. A dinâmica do Sistema-mundo, constituído justamente da negação desses corpos e dos referidos conhecimentos, se atualiza e retroalimenta as práticas de desigualdades e de racismo nos diversos âmbitos da sociedade e do aparelho-Estado. Portanto, considerar que o ingresso por si só desses perfis de estudantes na universidade resolverá o problema histórico da desigualdade, e, conseguinte, colocará em par de igualdades negros e não-negros é perder-se nas teias do Sistema-mundo, nos argumentos que sustentaram e vêm sustentando a manutenção do status-quo.

 

Palavras-chave: Universidade; Políticas Afirmativas; Pós-Permanência.

EDUCAÇÃO LITERÁRIA E CIDADANIA: PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DE PROFESSORES E ESTUDANTES[1]

 

Gabriel Lima Silva (UNEB)

Yasmin Lima de Souza (UNEB)

Oton Magno Santana do Santos (UNEB)

 

Essa pesquisa deriva-se do projeto guarda-chuva Educação literária como exercício de cidadania nos processos de ensino-aprendizagem de professores e estudantes da educação básica, do professor Dr. Oton Magno Santana dos Santos, que conta com a aprovação do comitê de ética da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, através do parecer nº 5.067.853. O principal objetivo desse estudo consiste em analisar de que forma os conteúdos das representações, existentes no espaço de duas escolas públicas de ensino fundamental de Brumado (BA), favorecem formas de apropriação do texto literário a partir da ótica dos professores e estudantes no que diz respeito às interações empreendidas e nas múltiplas práticas de leitura, tendo como principal aporte teórico o historiador Roger Chartier (1988), no que tange aos conceitos de apropriação e representação. Ademais, contamos com Lajolo e Zilberman (2011), Coracini (1999), Leahy-Dios (2004), entre outros. O suporte metodológico foi a pesquisa de inspiração etnográfica empreendida nas escolas participantes do estudo. A coleta de dados foi composta de observações de aulas e entrevistas com discentes do ensino fundamental das escolas inseridas no processo investigativo.

 

Palavras-chave: Educação literária; Livro didático; Práticas de leitura; Professores; Estudantes.

 

 

COMPARTILHANDO A TRADIÇÃO ROMÀ

 

Lorena Oliveira Tavares (UNEB)

Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)

 

O estudo trata de aspectos voltados para os costumes romà, que são encontrados no romance El aliento negro de los romaníes, analisados à luz de Laraia (2005), Arantes (1985), Eagleton (2011) e Hall (1997) que trazem argumentos para tratar acerca da cultura; Sória (2015), Fonseca (1996), Pereira (2011; 2014) e Ortega (2015), contribuem com as informações sobre os costumes romà; e Bachelard (1996) elucida questões sobre a memória. O que levou ao desenvolvimento desta produção foram as reflexões desenvolvidas ao longo da produção da minha dissertação de mestrado em 2021. O objetivo geral deste artigo, de caráter bibliográfico e qualitativo, é promover uma reflexão e discussão sobre os costumes e cultura romà, bem como seus aspectos patriarcais descritos na obra supracitada a partir da narrativa de um autor rom. Os resultados apontaram para uma apreciação crítica acerca do tema em comento, levando em consideração, principalmente, as ideias de outros autores romà.

 

 

Palavras-chave: El aliento negro de los romaníes; Cultura romà; Estrutura patriarcal romà.

 

 

 

NARRATIVAS LITERÁRIAS E TRADUÇÕES PARA OS QUADRINHOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

 

Gleica Helena Sampaio Machado Macedo (UNEB)

Thiago Martins Caldas Prado (UNEB)

 

Resumo: Como em todas as áreas da arte, desde seus primórdios, a produção de textos literários sempre estabeleceu uma profícua relação com os diversos gêneros por meio de processos de adaptação, sejam eles de expressão puramente verbal, visual, ou ainda, gêneros híbridos – construídos a partir das linguagens verbal e gráfico-visual. Partindo dessa concepção, o presente artigo intenta uma breve discussão acerca das relações configuradas entre as narrativas literárias – texto de partida – e as traduções para os quadrinhos – texto de chegada. Para tal, serão relevantes os estudos propostos por Gilles Deleuze (1974), acerca do conceito de cópia e simulacro, e por Linda Hutcheon (2013), a respeito do conceito de tradução. Para a referida discussão, será realizado um breve estudo comparativo entre o auto de Natal pernambucano, Morte e Vida Severina, de Joao Cabral de Melo Neto, e a tradução em quadrinhos, realizada pelos traços de Miguel Falcão.

 

Palavras-chave: narrativas literárias; traduções; quadrinhos.

 

 

 

LITERATURA BAIANA: VIVÊNCIAS, APRENDIZAGENS E CONQUISTAS

 DURANTE A TRAJETÓRIA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

 

Natalia Silva Araujo (UNEB)

Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

 

O presente relato de experiência intitulado Literatura baiana: Vivências, aprendizagens e conquistas durante a trajetória na Iniciação Científica (IC) pretende apresentar as atividades desenvolvidas, os resultados obtidos e os ensinamentos adquiridos ao longo de um ano de participação na bolsa de IC referente ao subprojeto Furundungo de Antônio Souza de Carneiro, financiado pela Pró-Reitora de Ações Afirmativas (PROAF) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste trabalho,  utiliza-se de uma metodologia bibliográfica de cunho qualitativo conforme Gil (2002). Durante a caminhada na Iniciação Científica, diversos conhecimentos foram adquiridos e outros compartilhados entre bolsista e orientador. Tal aspecto é crucial para o ensino, haja vista que, segundo aponta Freire (1996) tanto docente como discente aprendem mutuamente, isto é, um ensino significativo e libertador parte desse princípio. Diante disso, através do projeto foi notória a grandiosidade da Literatura produzida na Bahia e a importância de estudar autores pouco conhecidos do grande público leitor, caso vivenciado por Souza Carneiro. A IC foi um relevante passo na vida acadêmica e um divisor de água, pois possibilitou estudar a Literatura Baiana e suas múltiplas faces, além de produzir conhecimento científico para todos aqueles que se sentem instigados por essa arte baiana. Por isso, a IC deu visibilidade e reconhecimento para esse escritor, já que resultou em um artigo acadêmico publicado pela Revista Philologus e uma comunicação oral no XV Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CIFEFIL).

 

Palavras-Chave: Iniciação Científica; Literatura Baiana; Aprendizagens; Experiência; Ensino.

 

 

INTERAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL TRAZENDO O MEIO AMBIENTE EM ALGUMAS PERSPECTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Eliane Amorim Pereira (UNEB)

Nilzilene Silva Gonçalves (UNEB)

 

RESUMO

O presente trabalho foi elaborado no componente curricular pesquisa e estagio III: Ensino Fundamental Anos Inicias, a escola escolhida para a pesquisa foi Santa Rita de Cassia localizada no município de Brumado Bahia. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre as vivências no componente curricular de estágio. Para embasamento teórico, foram utilizados os autores Pimenta (2005/2006); Vendrame (2015), a metodologia utilizada foi observação dos alunos do segundo ano do ensino fundamental durante três semanas sendo uma dedicada apenas para observar as aulas da professora regente e desenvolver um projeto que trabalhasse os assuntos proposto pela escola e a interdisciplinaridade com o tema gerador, as outras duas semanas foi de regência onde colocamos em prática nosso projeto de pesquisa com o tema “O meio ambiente” trabalhamos assim a importância do meio ambiente no contexto escolar e na sociedade como um todo. Através das experiências realizadas com os alunos foi possível alcançar como resultados bastante interação delas umas com as outras além de interagir com nós, onde foi possível perceber grande trocas entre eles um sempre ajudando o outro acreditamos que foram experienciais que contribuiu muito para a formação delas e com a nossa. Trabalhar na perspectiva interdisciplinar traz uma nova visão dos conteúdos permitindo que seja feita uma reflexão das nossas práticas docentes, acreditamos que levar atividades que trabalha mais o lúdico em sala de aula ajuda muito no desenvolvimento das crianças.

 

Palavras-chave: Educação; Meio Ambiente; Práxis pedagógica.

 

 

 

CHICO E AS CIDADES: LITERATURA E EXPERIÊNCIA URBANA EM CHICO BUARQUE

 

Juliana Oliveira Silva (UNEB)

Oton Magno Santana dos Santos (UNEB)

 

O cantor e escritor Chico Buarque é uma figura de destaque no cenário cultural brasileiro. Sua escrita alegórica e postura combativa foram fatores relevantes para o favorecimento de destaque da sua imagem artística e política. Dentro do âmbito das metáforas narrativas desse escritor, o presente trabalho investigou as formas pelas quais os romances Leite derramado (2009) e Essa gente (2019), do escritor e compositor Chico Buarque de Holanda, são representações da sociedade brasileira urbana contemporânea. Usando como suporte teórico os estudiosos Ricardo Cordeiro Gomes (2008), Michel de Certeau (1995) e Roger Chartier (1998), buscamos identificar como a atmosfera urbana interfere na configuração do sujeito contemporâneo, assim como ilustram as narrativas elencadas, e como a cidade é personagem protagonista dessas obras.

 

Palavras-chave: Literatura brasileira contemporânea; ficção urbana; representação; cidade.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO: PERCEPÇÕES, PESQUISA E PERSPECTIVAS

Isabela dos Santos Cavalcante (UNEB)

Gildeci de Oliveira Leite (UNEB)

 

 

O presente trabalho tem como tema, “Iniciação científica na graduação: Percepções, pesquisa e perspectivas”, apresentação integrante do subprojeto de iniciação cientifica intitulada “Negrinha de Iemanjá” de Zora Seljan, e do projeto “Xangô, a corte de orixás, Inquices e vodus: Experiências poéticas e narrativas” dirigido pelo professor Dr. Gildeci de Oliveira Leite. Esse estudo tem como objetivo, perante materiais teóricos, análises críticas, pesquisas minuciosas e participações em congressos, abordar as experiências e evidências adquiridas e vivenciadas no período de pesquisa e desenvolvimento da prática no projeto. Assim sendo, serão explanados subsídios que contemplaram essa pesquisa, como aspectos das narrativas afrobrasileiras, a literatura de axé baseando-se nos conceitos de Gildeci Leite, os eventos, leituras, análises críticas e todo o processo de realização e cumprimento das atividades vigentes e previstas no cronograma do projeto, bem como a importância da iniciação científica na trajetória e formação profissional do discente.

Palavras-chave: Iniciação científica; narrativas afro-brasileiras; literatura de axé.

 

ENTRE REPRESENTAÇÕES E ANTROPOFAGIA:

Dois diabos narrados pelas tintas alegóricas

Augusto Vilemar Lima dos Santos (UNEB)

Oton Magno Santana dos Santos (UNEB)

 

O objetivo deste trabalho de Literatura comparada é analisar as representações alegóricas do Diabo no conto "A igreja do diabo" (1984) de Machado de Assis e a peça teatral “Auto da Compadecida” (1955) de Ariano Suassuna. O que convém a esta proposta é buscar caminhos comparativos entre o perfil de Diabo em ambas obras, quais caminhos eles escolheram tomar utilizando de suas representações a fim de consumir almas humanas. Nesse sentido, examinamos como suas práticas e representações sociais interferiram no comportamento moral dos personagens humanos e qual foi o papel do Diabo nessas decisões, pois o Diabo possui características que se aproximam e afastam em ambas narrativas. Como resultado, sua personalidade antropofágica o torna um canibal maior do que qualquer outro que já ouvimos; ele é um canibal de ideias, representações, aliados e possui uma enorme retórica que utiliza para manipular os personagens. A Literatura Comparada (1994), de Tânia Franco Carvalhal, foi o suporte metodológico para auxiliar no panorama comparativista do Diabo. Como suporte teórico empregamos o conceito de representação de Roger Chartier (1988) em nossa fundamentação teórica.

Palavras chave: Diabo. Representação. Moralidade.

 

PROBLEMAS ECONÔMICOS E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO DO QI TOTAL NA 3° INFÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO ILUSTRADO

 

Maria Eduarda de Oliveira Costa (UFT)

Sarug Dagir Ribeiro (UFT)

 

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a influência dos problemas econômicos nos resultados do QI total na avaliação da inteligência em crianças entre 6 e 11 anos de idade por meio de um estudo de caso ilustrado. Foi utilizado como instrumento na metodologia de pesquisa o teste WISC IV (Escala de Inteligência para Crianças) desenvolvido por David Wechsler, em que o mesmo trata a inteligência como uma entidade multifacetada, tanto em aspectos cognitivos quanto não-intelectivos, ou seja, o ambiente e a realidade da criança impactam na sua inteligência. Os resultados sugerem uma relação entre pobreza e inteligência, pois a identificação dos fatores de risco para o desenvolvimento da inteligência na infância e o impacto socioeconômico interferem nos resultados dos testes de inteligência. Grande parte dessa pesquisa, utilizou como referência teórica os trabalhos de Papalia e Feldman (2013) e Flores-Mendoza e Saraiva (2018).

 

Palavras-chave: Inteligência; Problemas econômicos; Infância; Desenvolvimento



[1] Trabalho produzido com base em projeto de Iniciação Científica 


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