ANAIS - PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS - EDIÇÕES ANTERIORES

GRUPOS TEMÁTICOS:
 
1: LINGUÍSTICA, SOCIOLINGUÍSTICA, ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO



PRECONCEITO LINGUÍSTICO: O USO DA LÍNGUA COMO INSTRUMENTO DE PODER ATRAVÉS DA MÍDIA



Ana Clara Lima Meira[1]
Rita de Cássia Alves Caires[2]
Vívian Meira de Oliveira[3]



Resumo

A presente pesquisa busca discutir sobre o preconceito linguístico propagado pela mídia, visto que a mesma atua como formadora de opinião de uma parcela da sociedade, que a utiliza como veículo de informação e entretenimento. A língua, como qualquer manifestação humana, é também um instrumento de poder e dominação social, por isso, a elite, por meio dela, a utiliza como forma de opressão e submissão das classes menos favorecidas. Para explicar o preconceito do ponto de vista linguístico e social, utilizaremos o conceito de norma sociolinguística, conforme definido por Lucchesi (2015), com o intuito de explicar o que vem a ser a discriminação pela língua e as suas causas. O preconceito linguístico é baseado na ideia de que existe uma língua homogênea e na confusão que se faz entre aquisição de língua e aprendizagem de gramatica normativa. Para se chegar a estas concepções, realizamos uma pesquisa bibliográfica, utilizando como referência teórica os autores Bagno (2012), Lucchesi (2015), Scherre (1950), Saussure (2006), entre outros. Estamos montando também um corpus fundamentado em textos jornalísticos virtuais. Com este trabalho, pretendemos refletir sobre a papel social da mídia na formação dos leitores e como esta pode ser usada para difundir ideologias preconceituosas acerca da língua. Objetivamos, também, ampliar as discussões sobre a linguagem e a sua importância na sociedade, com a intenção de conscientizar as pessoas sobre o preconceito linguístico.

Palavras-chave: Preconceito linguístico; mídia; textos jornalísticos.


[1] Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, da Universidade do Estado da Bahia.
[2] Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, da Universidade do Estado da Bahia.
[3] Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Pós-Doutorado em Linguística pela University of Cambridge e pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
  


A PRESENÇA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Celito Souza Cruz (UNEB)[1]
Leila Ribeiro Silva (UNEB)[2]
Baktalaia de Lis Andrade Leal (UNEB)[3]



RESUMO
Este trabalho está sendo realizado por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no biênio 2018-2019 a partir do projeto que tem como título Educação Literária Como Exercício De Cidadania Nos Processos De Ensino-Aprendizagem De Professores E Estudantes Da Educação Básica, inscrito no parecer de Nº 3.357.044. Temos como objetivos investigar como o ensino de literatura na educação básica acontece a partir das perspectivas que os alunos têm sobre literatura e como contribui na sua formação. Formar um banco de estudos a partir do tema proposto juntamente com teóricos pertinentes ao assunto, fazendo uma relação com a literatura apreendida pelos alunos da educação básica da Escola Municipal Prof.ª Maria Das Graças Assis Correia. Apresentar por meio das observações realizadas em sala de aula e entrevistas realizadas com alunos, identificar quais são seus conceitos de literatura, o que se entende dela e qual a participação na sua formação leitora. Analisar a partir das perspectivas de conhecimentos literários dos alunos envolvidos na pesquisa e de que forma a literatura pode contribuir para sua vida enquanto um leitor crítico. Para a realização deste, utilizamos de pesquisa de campo, cujo recurso tivemos entrevistas com alunos de 8º e 9º ano do ensino básico. Para embasamento teórico utilizamos COSSON (2009), SOUZA E LIMA (2012) e GERALDI (2010). 

PALAVRAS – CHAVE: Literatura; Ensino; Leitor.



[1] Discente do curso de graduação em Letras Vernáculas com habilitação em língua portuguesa e literatura de língua portuguesa e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT – Campus XX – Brumado/BA.
[2] Discente do curso de graduação em Letras Vernáculas com habilitação em língua portuguesa e literatura de língua portuguesa e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT – Campus XX – Brumado/BA
[3] Graduado em Letras com Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialista em Linguística (2006), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2012) e Doutor em Letras pela PUC de Minas Gerais (2017). Atualmente é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT – Campus XX – Brumado/BA.

A LITERATURA NA ESCOLA: desafios para leitura em aulas de linguagens

Geisa de Sousa Ribas (UNEB – Campus XX)
Orientador: Emerson Tadeu Cotrim Assunção (UNEB – Campus XX)

RESUMO

Esse artigo tem como objetivo analisar a realidade escolar e a aula de linguagem como lócus para se capturar indícios de usos da literatura como objeto de ensino e de aprendizagem. A pesquisa traz alguns acontecimentos discursivos encontrados durante o processo de observações do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Refletimos sobre o ambiente escolar, professores, direção e alunos, buscando compreender como a aula de linguagem trata a literatura como objeto de ensino e quais as limitações encontradas. O lócus das atividades do PIBID e da realização desta pesquisa foi uma escola situada em Brumado-BA, que atende estudantes do Ensino Fundamental II. Toda a pesquisa parte do projeto PIBID e está vinculada ao projeto Educação Literária como Exercício de Cidadania nos Processos de Ensino-aprendizagem de Professores e Estudantes da Educação Básica.  Submetido e aceito pelo comitê de ética no ano de 2019, com o parecer 3357044. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa (FLICK, 2009) e tem como base para análise dos dados a Análise do Discurso de linha francesa (GREGOLIN, 2006). Para tanto, foram realizadas entrevistas autobiográficas (ANDRADE, 2003) e observações e escrita de vinhetas narrativas (ASSUNÇÃO, 2016). Para discussões teóricas, embasamos a pesquisa nos estudos da literatura de acordo com Cosson (2006), Paiva (2008) e Pessoa (2016). Por fim, é importante registrar que o artigo encontra-se em andamento, podendo sofrer alterações e está aberto para contribuições.

PALAVRAS-CHAVES: Aula de Linguagens. Literatura. Leitura na escola. Análise do Discurso.
 

O uso dos gêneros literários no âmbito escolar do ensino fundamental II, em uma escola de Brumado: analise de entrevistas e plano de curso.

Ivaneide Rocha da Silva
Baktalaia de Lis Andrade Leal

Resumo:
O presente artigo visa compreender a importância da leitura de gêneros literários para a formação do aluno enquanto indivíduo critico, analisa também  outros aspectos para compreender a sua utilização em sala de aula, bem como é didatizado pelos professores, e para conceituar a importância da sua utilização no ambiente escolar será coletado dados para a análise, a partir  de planos de curso e entrevistas com professores, afim de identificar a utilização e produtividade que os gêneros literários trazem para os alunos do ensino fundamental II, para apoiar a pesquisa feita contamos com o auxílio de estudos teóricos, como: A linguagem Literária de Domício Proença Filho, Leitor Formado e Leitor em Formação  de Maria Zaira Turchi e Vera Maria Tietzmann Silva, Educação Literária como Metáfora Social de Cyana Leahy Dios, Escola e Literatura: Velha crise , novas alternativas de Regina Ziberman e Tania M. K.  Rosing, para melhor embasar a pesquisa.
Palavras Chaves: Gênero, Leitura, Educação, Aprendizagem

 
HOMOFOBIA NA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE ÓDIO CONTRA A COMUNIDADE LGBT NA REDE SOCIAL FACEBOOK
Juliane Amorim Pereira¹ (UNEB)
Baktalaia de Lis Andrade Leal²(UNEB)


RESUMO: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa em andamento, que tem como objetivo geral analisar os discursos de ódio proferidos contra a comunidade LGBT na rede social Facebook. Esse estudo busca analisar os interdiscursos que perpassam esses discursos compartilhados em manchetes na página do Facebook da UOL que tem como principal temática a homoafetividade. Para a Análise do Discurso (AD), a linguagem não deve ser estudada apenas no aspecto gramatical, mas também na perspectiva ideológica, como também ela deve está sempre associada com os aspectos social e histórico. Dessa forma, partimos do pressuposto que os discursos enunciados pelos indivíduos nunca são neutros, estão sempre carregados de ideologias, crenças, valores e é uma forma de atuar e agir sobre o outro. Para realizar esse estudo contamos com as contribuições teóricas de Brandão (2012), Orlandi (2007) e Pecheux (2009). A comunidade LGBT faz parte dos grupos sócias que estão a margem da sociedade, que sofrem muitos preconceitos pela sua opção sexual, muitas vezes essas pessoas têm a suas vidas interrompidas por indivíduos que não respeita a sua opção sexual. Dessa maneira, a pesquisa é de suma importância, pois além de fazer um estudo sobre os discursos de ódio contra esse grupo, ela traz uma discussão acerca dos preconceitos sofridos por essa comunidade, além de trazer uma reflexão sobre a valorização e não exclusão dos mesmos.
Palavras-Chave: Análise do Discurso. Interdiscurso. Homofobia. Rede social. Comunidade LGBT.

¹ Graduanda do VII semestre do curso de Letras Vernáculas - Universidade do Estado da Bahia-UNEB do departamento de Ciências Humanas e tecnologias DCHT- Campus XX Brumado/Bahia.
² Baktalaia de Lis Andrade Leal -Doutor em Letras pela PUC de Minas Gerais (2017).


ANÁLISE DE DISCURSO DE DUAS MULERES NEGRAS: CAROLINA MARIA DE JESUS E MARIELLE FRANCO
Baktalaia de Lis Andrade Leal¹
Juliane Santana de Almeida²
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a obra Diária de Bitita, de Carolina Maria de Jesus e os discursos, de Marielle Franco, de modo que, a Análise De Discurso intervirá pelo interdiscurso e esquecimentos. Os objetos de estudo fomentam o movimento feminista na literatura e na política, bem como, o tempo discrepante que entre ambas ainda perpassam à sociedade atual, pois enquanto uma mulher resiste entre a década de 10 até 70, outra começa uma jornada no final de 70 até o início do século XXI. Desta maneira, os lugares de fala por meio das suas escritas revelam a realidade social passada e atual. O estudo será desenvolvido a partir de pesquisa documental e bibliográfico, e o aporte teórico será fundamentado nos estudos de BRANDÃO (2006), ILARI (2010), ORLANDI (2007), PÊCHEUX (2009).
Palavras-chave: Discurso; Interdiscurso; Esquecimento; Mulheres; Negras
 

¹ Orientador desta pesquisa, docente Professor Doutor Baktalaia de Lis Andrade Leal, para projeto
de Sip VII.
 ² Graduanda do curso de Letras, pela Universidade do Estado da Bahia DCHT – Campus XX – Brumado Bahia, em dezembro de 2019.


LINGUAGENS E TRÍADE ALUNO-PROFESSOR-CONHECIMENTO:  DIDATIZAÇÕES DE CONTEÚDOS EM UMA TURMA DE 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BRUMADO-BA


Larisse da Silva Chaves

Orientador: Prof. Me. Emerson Tadeu Cotrim Assunção

RESUMO
Este presente trabalho surgiu em decorrência do interesse em observar como a aula de linguagens acontece e quais técnicas são usadas pela docente para facilitar a didatização dos conteúdos para a turma. Partindo da premissa de que todo professor faz um planejamento para as aulas, com técnicas de ensino para melhor transmitir o conteúdo, a presente pesquisa tem por objetivo mapear e analisar, a rotina escolar de didatização de conteúdos de linguagem e como a docente elabora sequências didáticas para uma turma de 7º ano de uma Escola pública de Brumado. Para a coleta dos dados adotamos uma abordagem qualitativa (GIL, 2011) e etnográfica (GHEDIN & FRANCO, 2011), já que visa por meio da observação, compreender como a rotina escolar indicia as práticas docentes. Para a fundamentação, trazemos contribuições de Geraldi (2010), sobre a tríade; aluno, professor e conhecimento e Libâneo (1994), sobre os conhecimentos acerca da didática. A conclusão que chegamos é que a professora utilizada algumas técnicas de ensino para tornar o conteúdo compreensível aos alunos, e as principais são; fazer socialização após a leitura de textos do livro didático, permitindo a eles contribuir com experiências próprias, buscar em outra fontes atividade sobre o conteúdo, propor atividades avaliativas em grupo, entre outros. Vale ressaltar que este trabalho tem como base o projeto Educação literária como exercício de cidadania nos processos de ensino-aprendizagem de professores e estudantes da educação básica, aprovado pelo comitê de ética conforme o parecer 3.357.044 a partir do PIBID 2018-2020.
Palavras-chave: Didática; Aula de linguagens; Tríade aluno-professor-conhecimento. 


CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA

Mariene da Silva Santos (LEALL/UNEB- JANUS/UESB)
marysantosbdo@gmail.com
Raiana Souza Santos (LEALL/UNEB- JANUS/UESB)
rayanasantos268@gmail.com
Maria Aparecida de Souza Guimarães (LEALL/UNEB- JANUS/UESB)
maparecidaguimaraes@yahoo.com.br

RESUMO: No presente estudo discutimos a concordância nominal de número na perspectiva dos pressupostos teóricos fornecidos pela Teoria da Variação e Mudança Linguística propostos por Labov (2008). Nossa pesquisa é de cunho quantitativo e visa analisar a concordância nominal de número no Português Popular de Brumado - BA. Utilizamos o corpus do Português Popular de Brumado (PPBdo) que é composto por 12 (doze) inquéritos, dentre os quais selecionamos 06 (seis) informantes com escolarização precária que integram a comunidade de fala brumadense. Nesse sentido, trabalhos como os de Scherre (1988), Lopes (2001), Guimarães (2014), Araújo (2015) e Assis (2019) foram tomados como referência. Em relação à metodologia, dada à natureza sociolinguística de viés laboviano, optamos por utilizar o Programa Estatístico GOLDVARB para a quantificação dos dados, controlando variáveis linguísticas e extralinguísticas, tomando como base a chave de codificação proposta por Dante Lucchesi. Os dados revelam que, em relação à concordância nominal, existe uma tendência à aquisição das marcas de flexão, sendo os mais velhos vetores desse processo, seguido pelos mais jovens. Do ponto de vista estrutural, a posição linear dos constituintes e a saliência fônica demonstraram ser fatores condicionantes para o uso da concordância, numa abordagem mórfica (também chamada atomística). Nesse caso, estuda-se os elementos constituintes da estruturação sintagmática nominal a fim de verificar que condicionantes estariam agindo para a realização da concordância. Empreendemos análise de fenômeno linguístico, tendo em vista aspectos da dimensão sócio-histórica, sem perder de vista a dimensão da estrutura linguística, ou vice-versa.


PALAVRAS- CHAVE: Concordância nominal de número; português popular de Brumado; variação linguística.

 
ANÁLISE PELMERIANA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DOS DISCURSOS HUMORÍSTICOS PARA A ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA .
Rita de Cássia Bonfim Moura
Universidade do Estado da Bahia- DCHT- Campus XX
Orientadora: Daniela Miranda
Email:tinha.bm@hotmail.com

O estudo busca expor como os programas humorísticos contribuíram para o reacionarismo na conjuntura sociopolítica brasileira e quais são os problemas e motivações desse movimento de "haters", que possui ídolos próprios. Estabelecida a problemática, é necessário compreender a evolução dos discursos de programas humorísticos no país, e como as personagens que os compõem representam o reflexo de cada momento histórico do país. Do começo da década para cá, há uma mudança na forma do discurso do humor, que agora não recorre a piadas prontas, e sim na persuasão para que o público sinta-se parte daqueles quadros. O exemplo mor desse discurso de um humor menos caricato e mais crítico veio com o formato importado da Argentina, CQC- Custe o Que Custar. O discurso usado pelos jornalistas/humoristas do programa usam retóricas que se conectam com o trabalho de Chaim Perelman e o juízo de valor discutido por ele, ao produzirem mensagens com opinião própria, adequando-se a como os receptores irão receber a mensagem. A presente pesquisa busca elucidar o impacto, mesmo após cinco anos do fim do programa, dos discursos que foram proferidos à época e da linguagem persuasiva que influenciou o descrédito da política brasileira Para investigação de como esse discurso provocativo de humor está refletindo na atual crise política do país, a pesquisa teve como metodologia a natureza bibliográfica o artigo de autoria de Pedro Santos Mundim, juntamente de recortes das entrevistas do programa CQC. Além disso, recorreu-se ainda a teoria de Chaim Perelman sobre como os discursos possuem juízo de valor, e como ele será proferido e recebido pelos auditórios.
 
Palavras-chave: Chaim Perelman; Discurso; Programa Humorístico.



A VARIAÇÃO  DA CONCORDÂNCIA VERBAL COM SUJEITO PERCENTUAL EM TEXTOS JORNALÍSTICOS

Roberto Xavier de Matos Júnior[1] (UNEB)
robertoxaviermjr@gmail.com
Orientadora: Profa. Dra. Vivian Meira de Oliveira Contiguiba.
[2] (UNEB)
vivianmeira@gmail.com

RESUMO
Pretende-se desenvolver um estudo sobre a variação no uso da concordância verbal com sujeito percentual em textos jornalísticos. Observa-se que  para a gramática normativa o verbo deve concordar com o sujeito percentual a não ser que haja um especificador na sentença, nesse caso, a concordância pode ser feita ora com o sujeito ora com o especificador. Foram tomados como base gramáticos como Ulisses Infante, Rodrigo Bezerra e Cegala. O objetivo da presente pesquisa é verificar as regras que envolvem a concordância verbal com sujeito percentual no uso escrito de textos jornalísticos e identificar os diferentes contextos em que ela ocorre. Levamos em consideração os estudos realizados por Scherre e Naro (1998) a respeito da concordância verbal com sujeito percentual no português brasileiro. Usamos como corpus orações retiradas de jornais de grande circulação na internet.

PALAVRAS-CHAVE: Sujeito percentual; variação; textos jornalísticos.


1.     Graduando do curso de licenciatura em letras Vernáculas, da Universidade do estado da Bahia.

2.     Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Pós-Doutorado em Linguística pela University of Cambridge e pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

O uso da marca do subjuntivo de acordo com as variedades do português brasileiro

 Sirleide da Cruz Silva (UNEB/Bolsista PICIN)
Vivian Meira de Oliveira (UNEB-Docente)

 
     A variação no uso das marcas do subjuntivo é uma constante no português brasileiro falado e o nível de variação é fortemente observado, especialmente, quando comparamos variedades de fala do meio rural com variedades do meio urbano. Diante disso, desenvolvemos uma pesquisa cuja finalidade é analisar a variação no uso das marcas do subjuntivo do português em diferentes regiões brasileiras, considerando especialmente dois fatores sociais: a faixa etária e a escolarização, de modo a verificar qual nível de escolaridade e qual faixa etária desfavorecem o uso das marcas de subjuntivo. Serão tomados como corpora dados variáveis do português culto de Fortaleza e do Rio Grande do Sul, dados do português popular de Santo Antônio de Jesus, Bahia e dados do português rural baiano, especialmente as comunidades afro-brasileiras de Helvécia, Sapé, Cinzento e Barra/Bananal. Acreditamos que as histórias das comunidades analisadas e o grau de escolarização são elementos significativos para o entendimento das variações na língua e buscaremos observar se na gramática de fala das comunidades estudadas há sinais de variação estável ou de mudança em progresso e se apresentam relação com a formação sócio-histórica do Português Brasileiro. A pesquisa terá como base a Sociolinguística Variacionista, bem como pressupostos teóricos de línguas em contato, como a Transmissão Linguística Irregular.
      Palavras-chave: Português brasileiro; Variação; Subjuntivo; Faixa Etária; Escolaridade.
      
COMO A LITERATURA DE MERCADO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM LEITOR DE OBRAS CANÔNICAS

Valdenize Aguiar Silva[1] (UNEB)
               Orientador: Dr. Baktalaia de Lis Andrade Leal[2] (UESB)

Este trabalho tem como o objetivo de investigar como as representações das literaturas de mercado podem aproximar o leitor contemporâneo das literaturas canônicas, com base nas entrevistas  feitas no colégio Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente  (CEEP) em Brumado – Ba  com alunos da 1°série do turno matutino por intermédio  do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID).Será utilizado como base  o projeto  Educação Literária como Exercício de Cidadania nos Processos de Ensino-aprendizagem de Professores e Estudantes da Educação Básica aprovado pelo comitê de ética em 2019  com o número de parecer 3.357.044  e os estudos de Rildo Cosson (2009), publicados em Letramento Literário: teoria e prática. Pautando-se nos grandes desafios enfrentados pelos professores ao introduzir uma literatura canônica em sala de aula, lugar em que há uma grande rejeição dos alunos em lê essas obras, a partir disso propõe-se uma alternativa de que à literatura de mercado, presente na vida da maioria dos jovens, possa colaborar com a formação de um leitor de obras canônicas. Para tanto, este  trabalho focado na problemática como a literatura de mercado pode auxiliar na formação do leitor canônico, visar Identificar o repertório de leitura literária dos entrevistados ao analisar o conteúdo fornecidos e discutindo os resultados obtidos pela coleta de dados referentes ao objeto desta pesquisa e  como os alunos recepcionam essas obras. Para responder a esse questionamento, temos como metodologia, além das entrevistas, pesquisas bibliográficas e como aporte teórico BURLAMAQUE (2006), COSSON (2009), ROSING (2014).
Palavras-Chave: Literatura Canônica. Literatura de Mercado. Formação de leitor canônico.  




[1] Graduanda em Letras Vernáculas do VI Semestre da Universidade do Estado da Bahia nizeaguiarsilva@hotmail.com
[1] Graduado em Letras com Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialista em Linguística (2006), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2012) e Doutor em Letras pela PUC de Minas Gerais (2017). Atualmente é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). baker.br@hotmail.com




2: LEITURAS, LITERATURAS, ENSINO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS

  
A Literatura e a Escola: um estudo sobre os modelos de educação literária através dos planos e das observações de aulas


Adislei Trindade da Silva-autor
Universidade do Estado da Bahia-UNEB
Oton Magno Santana dos Santos-orientador

Este projeto objetiva investigar como os conteúdos das representações presentes no contexto de escolas públicas de Brumado (BA) sugerem formas de apropriação do texto literário a partir de modelos de educação literária através de registros de observação de aulas de literatura. Como referencial teórico, utilizamos a História Cultural, a partir dos conceitos de representação e apropriação propostos por Roger Chartier. Para chegar às possíveis soluções, o suporte metodológico será a pesquisa etnográfica a ser realizada em duas escolas públicas estaduais da cidade de Brumado (BA). A coleta de dados compreenderá a observação das aulas e a análise e interpretação dos planos de aula da disciplina Língua Portuguesa de professores do ensino médio das duas escolas inseridas no processo investigativo. Como apoio ao trabalho investigativo, baseamo-nos em estudos relacionados à literatura, ao livro didático e à educação literária, especialmente através das pesquisas de autores como Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Bárbara Freitag, Márcia Abreu, Antônio Gomes Batista, Ezequiel Theodoro da Silva, Roxane Rojo, Maria José Coracini, Rildo Cosson, Célia Cassiano e Cyana Lahy-Dios, entre outros.

Palavras-chave: Livro didático; Literatura; Práticas de leitura; Educação Literária; Comunidades de interpretação.


Os desafios de ensinar literatura no ensino fundamental II: práticas pedagógicas relacionadas ao incentivo da leitura literária.

                  Ana Cláudia Gonçalves de Souza
                  Orientadora: Prof Dr. Daniela Galdino Nascimento


Resumo: Este projeto visa fazer uma reflexão acerca da metodologia utilizada pelos professores em sala de aula para o ensino da literatura, com o objetivo de identificar os problemas relacionados ao letramento literário no ensino fundamental II e propor estratégias para uma melhor prática pedagógica da leitura, bem como relatar as experiências adquiridas sobre o comportamento dos estudantes que foram observados em sala de aula. A pesquisa está sendo realizada através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que está em vigor justamente com um  dos objetivo de preparar os futuros professores para o exercício da docência, tornando o presente projeto de total relevância para  vida acadêmica daqueles que pretendem exercer uma prática pedagógica significativa ao redor da leitura literária.

Palavras chave: Letramento literário; leitura literária, ensino.
  
EDUCAÇÃO LITERÁRIA: DINÂMICA DE ENSINO E MEDIAÇÃO DO PROFESSOR PARA INCENTIVO Á PRÁTICAS LEITORAS
Ane Caroline Cardoso Oliveira[1]
Juliana Porto Lôbo
julianalobo@outlook.com
Orientador: Prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos[2]
o Bahia

1.RESUMO
O presente trabalho tem como base o projeto: “Educação Literária como Exercício de Cidadania nos Processos de Ensino-Aprendizagem de Professores e Estudantes da Educação Básica” aprovado pelo comitê de ética conforme o parecer número 3.194.366, a partir do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) coordenado pelo prof. Dr. Oton Magno.  Nossa pesquisa surgiu a partir da observação do cotidiano de uma escola pública de Brumado-BA. Buscamos compreender a relevância da Educação Literária para formação discente; e como ela é trabalhada na sala de aula pelo professor(a) de Língua Portuguesa. Também buscamos identificar as estratégias utilizadas pela professora, para incentivar os alunos e promover o gosto pela leitura. Com nossas observações, compreendemos como a Educação Literária acontece naquela escola, em que se apoia e quais suportes são disponibilizados para o processo de ensino-aprendizagem com a leitura. Percebemos que, o único recurso disponibilizado pela instituição escolar é o livro didático. Para fundamentar nosso estudo, recorremos às contribuições de autores como Cyana Leahy-Dios (2004), Regina Zilberman (2009), Rildo Cosson (2009), Aracy Martins (2008), Graça Paulino (2008), dentre outros que nos auxiliaram na compreensão acerca das concepções da Educação Literária. A metodologia utilizada para nossa análise compreendeu uma natureza qualitativa de abordagem etnográfica e, teve como base a observação simples. Com isso, consideramos que a temática discutida nessa pesquisa é muito relevante no campo educacional, pois possibilita verificarmos a importância da educação literária e a dinâmica de uma escola que tem como um de seus objetivos a formação de cidadãos leitores.


Palavras Chaves: Educação Literária; Cidadãos; Docência




[1] Graduandas do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da BA- Campus XX
[2] Professor do curso de Letras da UNEB Campus XX e coordenador do PIBID
  
OS LEITORES MACHADIANOS E AS REPRESENTAÇÕES FORJADAS NOS SÍMBOLOS E DISCURSOS EM “A IGREJA DO DIABO[1]

Augusto Vilemar Lima dos Santos[2]
Oton Magno Santana dos Santos[3]

RESUMO: O referido trabalho tem como principal objetivo investigar em como a neutralidade é maquiada pela representação de um discurso transparente que se apresenta no conto “A Igreja do Diabo” (1884). Diante disso, a Igreja é usada como precursor para conduzir a “massa” sem que ela se perceba manipulada. Portanto, sugerimos uma proposta de leitura associada ao que Roger Chartier (1988) define enquanto representação. Dessa forma, no universo do conto, existem dois personagens que disputam entre si a “comercialização” da fé das pessoas a partir das representações sugeridas por eles. A Igreja usada para praticar as crenças, aparece no conto como uma empresa quem tem como responsáveis seus respectivos gestores, Deus e o Diabo. Para Chartier (1988), os discursos gerados a partir das representações de forma alguma são neutros. No conto, de um lado temos Deus e o Diabo criando práticas na tentativa de legitimar as suas representações e usá-las para justificar as próprias escolhas dos indivíduos na sociedade; do outro, a própria população que tende a absorver tais discursos e símbolos onde, passam a reproduzir tomando-os como verdade. Para as pessoas, os discursos e as práticas que foram criados pela Igreja são as representações da realidade tal qual ela é, mas possivelmente não passam de “produtos” das concorrências e das competições geradas por Deus e o Diabo que visam poder e dominação. Como base teórica, utilizamos os referenciais de Roger Chartier (1988), Ana Salles Mariano (2008) e Salvatore D’ Onofrio (2007). A natureza desta pesquisa identifica-se como pesquisa qualitativa e bibliográfica.

Palavras-chave: Leitura; Representação; Neutralidade.


[1] Artigo para apresentação no eixo temático Leituras, Literaturas, Ensino, Alfabetização e Letramentos na UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS – DCHT - CAMPUS XX – BRUMADO – BA.
[2] Graduado em Letras Vernáculas pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB- CAMPUS XX-Brumado-BA.
[3] Doutor em Educação (Unicamp, 2017), professor assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  
A FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NO ÂMBITO ESCOLAR: PERCURSOS E DESAFIOS

Bruna Gomes da Silva1
Oton Magno Santana dos Santos2


Essa pesquisa nasceu da minha participação como bolsista de Iniciação Cientifica, através do projeto ‘’ guarda-chuva’’ intitulado: A literatura e a escola: Um estudo sobre os modelos de educação literária do ensino médio em escolas públicas de Brumado (Ba), do pesquisador Oton Magno Santana dos Santos, inscrito no CAAE: 83459617.0.0000.0057 e aprovado pelo parecer nº 3.691.970. Apresenta um estudo introdutório sobre as relações entre hábitos de leitura e práticas do ensino de literatura dos professores de português do ensino médio, a partir das observações feitas no Colégio Estadual de Brumado, situado no município de Brumado (Ba). Desta forma, foram selecionadas duas turmas para participarem da investigação, uma do segundo e outra do terceiro ano.  Esse trabalho tem por objetivo investigar o processo de formação de leitores a partir das práticas de ensino-aprendizagem da literatura na sala de aula. Para a realização da pesquisa, utilizamos um suporte metodológico identificado como pesquisa etnográfica e como referência teórica, partimos dos conceitos de representação e apropriação de Roger Chartier (1988), integrante da História Cultural, que destaca “[...] o modo como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade social é construída, pensada e dada a ler” (p. 16).  Como resultados iniciais, tendo em vista as seis aulas de literatura que foram observadas pudemos perceber que parte dos estudantes, inicialmente, não se interessam pelas obras literárias estudadas no âmbito escolar, não lhes despertando para o habito de ler, criando uma ruptura entre a literatura e o habito de ler.
Palavras-Chave:  Literatura. Representação. Apropriação


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1Graduanda do V semestre do Curso de Letras Vernáculas – UNEB- Campus XX- Brumado
2 Oton Magno Santana dos Santos – Doutor em Educação pela UNICAMP (2017)
  

LITERATURA E GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DO MOVIMENTO FEMINISTA NOS TEXTOS LITERÁRIOS
Jaine Neves Pires (Graduada – UNEB)
Oton Magno Santana dos Santos (Orientador – UNEB)
RESUMO
Baseado nos estudos de gênero, o presente trabalho busca inquirir sobre o determinismo biológico e o comportamento social destinado aos sexos sobre suas atuações. A partir desta perspectiva, suscitaremos discussões acerca da representação da mulher na literatura e concomitante a sua atuação como escritora. Também serão enfatizados os estudos de gênero como norteador da discussão, uma vez que esta categoria marca os escritos contemporâneos a partir de questionamentos de condutas estabelecidas e desconstrói as identidades fixas de masculino e feminino. Dessa feita, utilizamos para a revisão de literatura autores como Eduardo de Assis Duarte (2002), Joan Scoot (1989), Judith Butler (2003), Maria Ângela D’Incao (2004), Paulo Roberto Tonani do Patrocínio (2013), Roger Chartier (1988), Simone de Beauvoir (2009), dentre outros. Destarte, a perspectiva metodológica para a construção desta pesquisa assenta-se em qualitativa de natureza bibliográfica, uma vez que necessitamos realizar consultas em livros, dissertações e teses, os quais, juntos, auxiliaram no desenvolvimento da pesquisa e na categorização de análise.

Palavras-Chave: Literatura; gênero; feminismo; representação.

A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Janilde Coelho de Souza Bispo.
(Estudante do curso de Letras Vernáculas/UNEB – Campus XX, Bolsista do PIBID)
Luanna Peneluc Mendes.
(Estudante do curso de Letras Vernáculas/UNEB – Campus XX, Bolsista do PIBID)

. Dra. Daniela Galdino - Professora Orientadora
Universidade do Estado da Bahia, Campus XX, Brumado - BA

RESUMO:
Esta pesquisa está sendo desenvolvida no Centro Estadual de Educação profissionalizante e Gestão em Meio Ambiente - CEEP, no município de Brumado –Bahia, proposto pelo PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Está baseada no Projeto “Guarda-chuva”, do Professor Dr. Oton Magno Santana dos Santos, Coordenador do PIBIB do Campus XX da UNEB. Busca responder às seguintes questões: As práticas escolares têm democratizado o acervo literário da biblioteca escolar e como o ensino de Literatura está sendo conduzido?  Para obtermos as respostas acerca da problematização apresentada, utilizaremos a Pesquisa de Campo. A fim de examinar as contribuições da referida biblioteca para a formação de sujeitos leitores, entrevistaremos três estudantes do 4° ano do curso profissionalizante em Logística, a Docente de Literatura desses estudantes e a Coordenadora Pedagógica da Escola em questão. O estudo deste trabalho será embasado em ideias de teóricos como Marildes Marinho, Rildo Cosson, Maria do Rosário, Luiz Percival Leme Brito, dentre outros.

PALAVRAS-CHAVE: biblioteca escolar; leitores; literatura.
   
A LITERATURA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS MODELOS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Jéssica Ione dos Santos Oliveira
Dr. Oton Magno Santana dos Santos



RESUMO:
O artigo para comunicação oral no evento I SEMINÁRIO PIBID/I ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA LEALLL tem como finalidade apresentar uma análise do livro didático de português da 3ª série do Ensino Médio intitulado por Português Linguagens. O livro foi selecionado na cidade de Brumado-BA em uma escola pública de Ensino Médio. Nele, os capítulos analisados permeiam as temáticas de literatura contemporânea de língua portuguesa, brasileira e africana de língua portuguesa, sendo observados os possíveis modelos de educação literária que oferecem, a partir das representações e formas de apropriação. Notamos que mesmo no contexto contemporâneo, a representação autoritária não abre espaço para novas culturas e continua impondo para a aprendizagem de literatura as regras da historiografia literária. Utilizamos como referencial teórico A História Cultural, de Roger Chartier; Educação literária como metáfora social, de Cyana Leahy-Dios e pesquisas de outros autores como  Regina Zilberman, Maria José Coracini e Egon de Oliveira Rangel.
Palavras-chave: Livro didático; Literatura; Representação; Apropriação; Educação literária.

REPRESENTAÇÕES DE LITERATURA: UM ESTUDO DE CASOS
Oton Magno Santana dos Santos[1]
Cássio Pereira dos Santos[2]
Juliane Santana de Almeida²
RESUMO:
O presente trabalho tem como base o projeto: “Educação Literária como Exercício de Cidadania nos Processos de Ensino-Aprendizagem de Professores e Estudantes da Educação Básica” aprovado pelo comitê de ética conforme o parecer número 3.194.366, a partir do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) coordenado pelo prof. Dr. Oton Magno Santana dos Santos. A pesquisa tem como objetivo investigar como o processo da literatura em uma escola pública de Brumado possibilita a construção de representações de leitura aos estudantes. Desta maneira, é preciso entender o que a literatura significa para docentes e estudantes, e se essa literatura contribui na construção de pensamento crítico e contribuições à formação cidadã dos sujeitos na sociedade atual. Por isso, a proposta norteadora está ligada às mediações do professor, em entrevista de estudantes e do mesmo, de modo que sejam observados os modelos de educação literária coexistentes na escola e como dialogam com os estudantes. A metodologia é de cunho etnográfico e bibliográfico. Para embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: Ceccantini (2008), Chartier (2002), Cosson (2009), Dios (2004), Santos e Oliveira (2008), Zilberman (2011).
Palavras-chave: Representações; literatura; educação literária


[1] Orientador deste artigo, docente Professor Doutor Oton Magno Santana dos Santos, para projeto de pesquisa - PIBID

[2] Graduandos do curso de Letras, pela Universidade do Estado da Bahia DCHT – Campus XX – Brumado Bahia, em dezembro de 2019.


ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO
LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Jéssica Lima Rocha (UNEB)[1]
Maria Verônica Souza Santos (UNEB)[2]
Daniela Galdino Nascimento (UNEB)[3]

RESUMO
O presente trabalho está sendo realizado através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no biênio 2018-2019 a partir do projeto que tem como título Educação Literária Como Exercício De Cidadania Nos Processos De Ensino-Aprendizagem De Professores E Estudantes Da Educação Básica, inscrito no parecer de Nº 3.357.044. Temos como objetivo relatar uma análise sobre a importância do letramento literário no ensino fundamental, e através disso analisar as contribuições da literatura para formação e aprendizado do discente. Compreendemos que a partir da literatura é possível desenvolver, expandir o pensamento crítico do discente, ampliar sua visão de mundo, quebrar padrões, limites e que ela possui o poder de transformação social e cultural. Partindo-se do tema proposto, foram realizadas observações de aulas de Literatura em uma turma do ensino fundamental na Escola Municipal Professor Nice Publio da Silva Leite, bem como, o estudo de textos teóricos alinhados com o referido tema. A partir destas observações, buscamos inferir sobre como o processo formativo do letramento literário é desenvolvido na prática pelos docentes, a metodologia utilizada e suas contribuições no processo formativo. Para embasamento teórico deste trabalho utilizamos como referência os seguintes autores COSSON (2009), PESSOA (2016) e BATISTA, GALVÃO (2011). 

PALAVRAS – CHAVE: Literatura; Ensino; Letramento Literário; Formação.


[1] Discente do curso de graduação em Letras Vernáculas com habilitação em língua portuguesa e literatura de língua portuguesa e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT – Campus XX – Brumado/BA.
[2] Discente do curso de graduação em Letras Vernáculas com habilitação em língua portuguesa e literatura de língua portuguesa e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT – Campus XX – Brumado/BA.
[3] Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e Licenciatura em Letras - Habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999). Atualmente é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT – Campus XX – Brumado/BA.
 
  
 
O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO GOSTO PELA LEITURA.
Juliane Amorim Pereira
Vanessa de Souza Brito¹
Oton Magno Santana dos Santos²

RESUMO: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa em andamento, que faz parte do projeto “guarda-chuva” intitulado Educação literária como exercício de cidadania nos processos de ensino-aprendizagem de professores e estudantes da educação básica. O objetivo dessa pesquisa é investigar quais representações de leitura literária compõem o repertório dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola Municipal Euclides da Cunha da rede municipal de Brumado. Além disso, a pesquisa busca compreender qual o papel da biblioteca dessa escola no que diz respeito à apropriação da literatura. As bibliotecas são espaços voltados para a leitura, um ambiente que deve estar organizado a fim de tornar um meio eficaz na formação de leitores. Elas representam dentro da escola um meio facilitador do acesso a livros, ao mundo da leitura, e por isso deve constituir de um espaço bem estruturado de forma que os estudantes tenham prazer em frequenta- lás. Desse modo, essa pesquisa centra-se na formação de leitores e a participação da biblioteca no processo de apropriação da literatura pelos estudantes, trabalhando com conceitos de representação e apropriação de leitura literária. Para tanto, realizamos entrevistas com os estudantes do 9º do ensino fundamental da escola Municipal Euclides da Cunha da rede municipal de Brumado. Também realizamos algumas observações no acervo bibliográfico disponível dessa escola. Para a realização desse estudo utilizamos as contribuições teóricas de Chartier (1988), Cosson (2009) e Zilberman (2009).
Palavras-Chave: Leitura. Representação. Apropriação

¹ Graduandas do VII semestre do curso de Letras Vernáculas - Universidade do Estado da Bahia-UNEB do departamento de Ciências Humanas DCHT- Campus XX Brumado/Bahia.
² Oton Magno Santana dos Santos-Doutor em Educação pela UNICAMP (2017).
 



3: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES


OS DESAFIOS DOS PROFESSORES INCIANTES NA SALA DE AULA

Autor: Ana Cléia Barbosa dos Santos (UNEB)[1]
Orientador: Prof. Me. Marcolino Sampaio dos Santos[2]

Resumo:
É perceptível que todo início de carreira é difícil e na docência não é diferente, principalmente pelo fato que tudo é novo para o profissional. Na maioria das vezes não sabem o que os esperam no caminho. Atualmente, ser professor é deparar a cada dia com novas situações e experiências, mesmo que possua muito tempo de docência, sempre irá surgir novas situações. Diante deste cenário é que surge o nosso problema: Será que vou conseguir dar aula? Aquilo que planejei será almejado com sucesso? Como será minha turma? Buscando responder estes questionamentos foi que este trabalho foi elaborado. O nosso objetivo geral é refletir acerca dos desafios que os professores esbarram no início da carreira, quanto à metodologia, a pesquisa será  de abordagem  de natureza qualitativa, de método indutivo, pois partiremos da análise de algumas obras de escritores conceituados que abordam a temática e adotaremos como técnica principal o levantamento de referencial teórico, trazendo as contribuições de Mariano (2006) que tratam das dificuldades que iremos enfrentar no caminho, mesmo que julguemos está preparado para assumir. Também vamos trabalhar com Veenman (1984), que aborda sobre o choque da realidade, pois nem sempre o que estudamos na teoria confere com a realidade da prática dentro das salas de aula. Por fim, nos será imprescindível debruçar sobre as ideias Huberman (1995) que dispõem de dois aspectos que marcam o início profissional do docente: o da sobrevivência e o da descoberta. Com a realização deste trabalho espera-se contribuir para maiores reflexões acerca dos desafios enfrentados pelos professores, ao iniciar em uma sala de aula. Sendo assim, possibilitando uma educação de ensino de melhor qualidade e estabilidade para os professores iniciantes.

Palavras-chave: Professor; Carreira; Desafios; Realidade; Ensino.


[1] Graduanda do V semestre do curso de Letras Vernáculas do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XX, Brumado.
[2] Mestre em Teologia e Educação, professor da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, campus XX.
 


O ACESSO À EDUCAÇÃO FORMAL EM MEIO AO CONTRASTE: A ZONA RURAL E A REALIDADE DAS ALUNAS E ALUNOS DO CAMPO COM O MUNDO GLOBALIZADO

Erica Daiane Ribeiro Gonçalves (UNEB)
Marcolino Sampaio dos Santos (UNEB) 

RESUMO
Este trabalho busca refletir acerca das dificuldades que as alunas e os alunos do ensino médio da zona rural de Brumado-Ba enfrentam para terem acesso à educação formal. Problematiza especialmente sobre as questões psicossociais que envolvem esses indivíduos bem como suas buscas existenciais e seu lugar no mundo. O presente trabalho foi construído tendo em vista o projeto guarda-chuva “Educação literária como exercício de cidadania nos processos de ensino aprendizagem de professores e estudantes da educação básica”, (projeto geral do PIBID) aprovado pelo Comitê de Ética (Parecer 3357044).  A abordagem utilizada foi qualitativa e a pesquisa desenvolve-se sob a ótica da observação em sala de aula. A princípio, foi abordada a ausência de motivação em permanecer na escola por parte dos (as) discentes. Além disso, almeja-se compreender a relação entre professores (as) com suas alunas e seus alunos de acordo com Paulo Freire (2003). Outrossim, o curta-metragem “Vida Maria” do diretor Marcio Ramos, teve papel preponderante para compreendermos as barreiras que existem entre o campo e a relação com o acesso à educação formal. Importa notar ainda que a obra “Aula de Literatura: o prazer sob controle?” da escritora Maria Dionísio (2000), contribuiu para podermos entender as estruturas de ensino-aprendizagem e como o aprendizado pode estar relacionado a um condicionamento opressor onde as (os) discentes não aprendem o real sentido da literatura e, simplesmente, são obrigadas (os) a terem boas notas nas provas. Outra contribuição relevante foi a do filme “Como uma estrela na terra” do diretor Aamir Khan, o qual relata sobre os percalços das (os) discentes no processo de aprendizado e o papel do (a) professor (a) como agente que pode transformar a vida de seus (as) alunos (as). Nessa perspectiva, este estudo tem por meta compreender a realidade do corpo discente buscando refletir sobre seus dilemas existenciais.

Palavras-chave: Acesso à educação; zona rural; desenvolvimento psicossocial.  
 


A FORMAÇÃO LITERÁRIA DOS SUJEITOS DO CAMPO: UM ESTUDO REALIZADO POR MEIO DO PIBID SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A REALIDADE DISCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BRUMADO-BA



Fabiano Neves Silva
Universidade do Estado da Bahia, Campus XX Brumado
 fabianonsilva10@gmail.com
Neiva Silva Oliveira
     Universidade do Estado da Bahia, Campus XX Brumado
nei.soli@yahoo.com.br
Marcolino Sampaio dos Santos (orientador)
Universidade do Estado da Bahia, Campus XX Brumado
marcokerigma3@hotmail.com

Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre o ensino de literatura e a realidade dos sujeitos do campo no exercício da prática leitora. A problemática norteadora deste estudo refere-se aos possíveis impasses que distanciam os alunos do campo do acesso à leitura literária. Para aprofundar nesta temática será realizada uma pesquisa social, qualitativa, o instrumento de coleta de dados a ser utilizado será entrevista semiestruturada com docente e discentes do ensino médio que residem no campo e se deslocam diariamente para estudar na cidade. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, os dados serão coletados e posteriormente organizados e analisados de acordo o referencial teórico de diversos autores que estudam as temáticas abordadas, dentre eles, citamos: Arroyo; Caldart; Molina (2011), Cosson (2012), Freire (2011). Além disso basearemos em documentos oficiais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN) n° 9.394/96 e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo resolução nº 01/2002.  Ao final desta pesquisa, espera-se a contribuição para o âmbito acadêmico e social, visto que há a necessidade de discutir em espaços formais sobre a realidade camponesa em relação ao ensino de literatura e a prática leitora de seus respectivos sujeitos, dimensionando para a sociedade em geral a importância em instigar o interesse pela leitura literária e sua contribuição para o engajamento crítico-social.

Palavras-chave: Leitura literária; Prática docente; Sujeitos do campo.

  
 
UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA EM UMA TURMA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BRUMADO BAHIA

Maione Cristina dos Santos Rocha
Orientador: Prof. Me. Marcolino Sampaio dos Santos
Universidade do Estado da Bahia – UNEB / DCHT/ Campus XX- Brumado-Ba

Resumo: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa em andamento que tem como objetivo principal investigar como ocorre a prática da leitura literária na disciplina de língua portuguesa em uma turma do 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública do Município de Brumado Bahia.  Esta pesquisa é resultado de um projeto guarda-chuva denominado: Educação Literária como Exercício de Cidadania nos Processos de Ensino-Aprendizagem de Professores e Estudantes da Educação Básica, aprovado pelo Comitê de Ética sob número do parecer 3.357.044. Diante isso, os procedimentos metodológicos utilizados caracterizam-se pela abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, desenvolvido com base em material já elaborado, como livros e artigos científicos. Como embasamento teórico para  desenvolvimento desta pesquisa, recorreu-se as contribuições de autores como Zilberman (2009), Soares ( 1999), Cosson (2014), Antunes (2003), dentre outros.  A esse respeito, destaca-se que a metodologia utilizada tem bastante relevância, pois através dela extraímos informações significativas para responder inquietações, permitindo conferir a contribuição da leitura literária para a construção de seres pensantes.  Assim, até o presente momento, os resultados desta pesquisa apontam que há um déficit, uma carência enquanto a prática da leitura literária trabalhada na escola, de forma que não está sendo proporcionado um momento prazeroso, e nem que está  sendo realizada de forma interativa visando contribuir para uma troca de informações, conhecimentos e desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos enquanto cidadãos.

Palavras-chaves: Prática; Leitura Literária; Pensamento crítico. 



PRÁTICAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE LITERATURA QUE CONTRIBUEM NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO

Autora: Marta Muniz de Araújo[1] (UNEB)
munizmarta90@gmail.com
Orientadora: Profa. Ma. Jaciara de Oliveira Sant’Anna Santos (UNEB)[2]
 


O presente estudo estrutura-se a partir da pesquisa intitulada “EDUCAÇÃO LITERÁRIA COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA” inscrita no parecer número: 3.357.044, a partir do PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Coordenado pelo do Prof. Dr. Oton Magno. Em nosso estudo propomos analisar as práticas metodológicas utilizadas no ensino de literatura que contribuem no processo de letramento literário. Para isso, irá abordar conceitos, funções e desenvolvimento acerca das práticas metodológicas, demonstrando o quanto são essenciais nesse processo de ensino/aprendizagem e principalmente, para o letramento literário. Diante disso, realizou-se uma Pesquisa Etnográfica, no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), por meio de uma abordagem qualitativa. A coleta de dados, foi realizada através das observações das aulas de Literatura e de uma entrevista semiestruturada com uma Professora. Para fundamentação e análise do corpus, utilizamos a concepção das práticas metodológicas dos autores Zabala (1998) e Libâneo (1994), para compreensão do letramento recorremos a concepção da autora Magda Soares (1999) e Rildo Cosson (2009) acerca do processo de letramento literário, em seus aspectos teóricos e práticos, auxiliando nosso caminho de pesquisa, análise e desenvolvimento do presente tema. Os resultados apontam que as práticas metodológicas estão contribuindo para o letramento literário, com a participação ativa dos alunos durante as atividades e nos momentos de socialização, apropriando-se do saber literário que se atualiza e o torna necessário para a compreensão da realidade e a convivência social, transformando em atividades práticas.



[1] Graduanda do V semestre do Curso de Letras Vernáculas No Campus XX, UNEB- Brumado- BA.
[2] Diretora do Departamento Campus XX- Brumado- BA.



DESAFIOS E CAMINHOS PERCORRIDOS PELOS ALUNOS EM IDADE TARDIA DA EJA PARA ENTRAR NA UNIVERSIDADE PÚBLICA:
GT: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Vania Aguiar dos Santos
Discente de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XX

Esse presente trabalho de pesquisa tem como objetivo, identificar os caminhos e desafios percorrido pelos estudantes da EJA em idade adulta intermediaria em Brumado BA. Observando todo contexto de vida dos alunos, identificando os caminhos percorridos até chegar a universidade pública e os desafios enfrentados pelos discentes, traçando assim o perfil do aluno da EJA e o motivo que o levou a fazer EJA.  Também analisar todo o trajeto feito, e buscar meios para que possa favorecer o estudante, e assim outras pessoas possam conhecer essa modalidade de ensino EJA e assim como eu outros conhecer que é possível ingressar numa universidade publica com os conhecimentos adquiridos enquanto aluno da EJA. “Em nosso país, o percurso sócio histórico da Educação de Jovens e Adultos é marcado por enfrentamentos, lutas, e embates políticos e pedagógicos”. SANTOS (2019 p.23). Os cientistas do desenvolvimento examinam o curso do desenvolvimento psicossocial da meia--idade de diversas maneiras. Objetivamente, eles consideram as trajetórias ou caminhos, tal como a busca de uma carreira na meia-idade por uma outrora tradicional esposa e mãe. A metodologia para obter informações sobre o resumo é uma pesquisa bibliográfica que traz citações sobre a temática e com a contribuição dos teóricos de: Santos (2019), Papalia (2013) e Freire (1996). Enfim esse trabalho irá mostrar que com esforço e dedicação é possível realizar o sonho acadêmico e a busca pelo conhecimento.
Palavras-Chaves: Modalidade EJA; Universidade Pública; Discentes
 

  



4: CURRÍCULO, PRÁTICAS EDUCATIVAS, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO HUMANA E GESTÃO DO CUIDADO NA EDUCAÇÃO


O PODER NA QUEBRADA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS NAS RELAÇÕES DE PODER À LUZ DE MICHEL FOUCAULT

Alessa Conceição dos Santos
Lorena de Almeida Nunes
Orientadora: Samene Batista Pereira Santana

RESUMO
O presente estudo é uma análise sobre a discursividade dentro das relações de poder, enfatizando o poder no discurso. Aplicando a metodologia de análise de Michel Foucault, acerca dos mecanismos disciplinares e de sua compreensão a respeito do poder. Dessa maneira, utilizando esse artificio do campo da linguística e da comunicação especializado em analisar construções ideológicas presentes em um texto. O recorte da pesquisa escolhido foi o filme de título “Na quebrada”, de Fernando Grostein Andrade, o qual conta a história real de jovens da periferia de São Paulo. A justificativa dessa pesquisa decorre do fato de que os assuntos tratados na obra, além de ser atemporal, são questões como o poder, a violência, o preconceito, relacionando-se com a importância da obra, pois todas as histórias exibidas são baseadas em fatos reais. Explanando juntamente, acerca das formas de pensamento, que são também relações de poder, e, que agem de forma impositiva e coercitiva. O discurso para Foucault é um conjunto de pensamentos que são oriundos das relações de poder entre os indivíduos, defendendo e legitimando as ideologias de quem essa promove. Tornando-se necessário efetuar um levantamento histórico, buscando refletir como o discurso está legitimado. A obra em discussão denuncia a descomunal desigualdade social no contexto brasileiro. Posto nesta panorâmica do discurso, na qual, este cumpre com uma funcionalidade específica, de produzir efeitos de poder estatuindo regras para o governo das pessoas, dividindo-as, examinando-as, adestrando-as, sujeitando-as.

PALAVRAS CHAVES: Relações de Poder; Poder; Michel Foucault; Direito e Cinema; Na quebrada.




O SENTIDO QUE AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DÃO A IMPORTANCIA AO ENSINO DA LITERARTURA
Beatriz Bitencourt da Silva1 Regilene Queiroz dos Santos
Marilia de Azevedo Alves Brito 2

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de literatura na perspectiva de professoras de língua portuguesa dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Brumado. A pesquisa está se desenvolvendo em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo. Na análise documental já foram analisados os livros didáticos dos referidos anos para posterior análise do Projeto Político Pedagógico da escola e da Base Nacional Comum Curricular para verificar como é a proposta formal de ensino de literatura na disciplina. Na pesquisa de campo serão conduzidas entrevistas com as três professoras da disciplina, para caracterização e análise do ensino de literatura em sua prática pedagógica. A pesquisa acontece com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa n° 3.194.366. Os resultados iniciais, obtidos pela análise do livro didático, revelaram trechos pequenos de obras literárias, fragmentos de citações e biografias de escritores brasileiros e estrangeiros. Entre as duzentos e setenta e duas páginas, apenas em cerca de dezessete páginas continham conteúdos de literatura, sendo as restantes voltadas para gramática, textos e interpretações textuais. A partir disto, enriqueçemos a nossa pesquisa atraves de WANDERLEY(2010); MORAIS,organizador(2016); ABICALIL(2014); CEREJA (2015). Desta forma, a literatura e sua baixa apresentação nos livros didáticos indicam que o ensino de literatura tem menor predominância do que os demais conteúdos.

  Palavras-chave: Literatura; Ensino; Prática Pedagógica.
 

 
DIIREITOS HUMANOS NA FAVELA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE FILMICA JURIDICA DO FILME CIDADE DE DEUS.
LEITE, Amanda da Silva
Graduanda em Direito, 5° semestre.
amandaslv321@gmail.com

CAIRES, Jaqueline da Silva
Graduanda em Direito, 3° semestre
jaqline11@gmail.com

ORIENTADORA: SANTANA, Samene Batista Pereira
Doutora em Memória: linguagem e sociedade/ UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). Mestre pelo mesmo programa. Advogada. Professora do curso de Direito da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e Faculdade Santo Agostinho (Fasa). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito, Filosofia e Cinema: o sujeito de direito na narrativa fílmica.
Vitória da Conquista-BA/Brasil.


Resumo: O estudo que será abordado busca elucidar a relação existente na obra cinematográfica brasileira Cidade de Deus, entre Os Direitos Humanos e suas perspectivas de efetivação. Nesse sentido, pretende-se compreender os mecanismos capazes de contribuírem para a violação dos direitos no contexto urbano das favelas e periferias. Ademais, é necessário analisar a formação das sociedades plurais e da criação dos seus direitos próprios em detrimento das concepções jurídicas do ordenamento jurídico. Por conseguinte, busca-se construir ainda, a inter-relação entre a ausência de efetivação dos direitos humanos na obra e o que existe, de fato, na sociedade contemporânea. Para investigação desse contexto social, a pesquisa teve como metodologia a natureza bibliográfica aliada a recortes cinematográficos do filme Cidade de Deus, que retrata o ambiente cultural e social vivenciado pelas classes marginalizadas na favela. Além disso, recorreu-se ainda a teoria de Michel Foucault para entendimento da formação do sujeito e o processo de normatização de determinados grupos minoritários.
Palavras-Chave: Direitos Humanos; Cidade de Deus; Michel Foucault; Sujeito.
 



A Dignidade da Pessoa Humana na realidade fictícia do longa-metragem “O Auto da Compadecida”
AGUIAR, João Pedro Ferreira
Graduando em Direito, 5° semestre.
pedropedrinho33@outlook.com

SILVA, João Pedro Souza Silva
Graduando em Direito, 5° semestre
j.pedro2222@hotmail.com

ORIENTADORA: SANTANA, Samene Batista Pereira
Doutora em Memória: linguagem e sociedade/ UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia). Mestre pelo mesmo programa. Advogada. Professora do curso de Direito da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e Faculdade Santo Agostinho (Fasa). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direito, Filosofia e Cinema: o sujeito de direito na narrativa fílmica.
Vitória da Conquista-BA/Brasil.
samenebatista@gmail.com

Resumo:
A Constituição Federal de 1988 positiva, em seu artigo 1º, inciso III o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Tal postulado, associado às demais normativas a respeito do tema, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, objetivam garantir o mínimo existencial a todas as pessoas, sem exceção. Nesse sentido, a análise do recorte da cena do julgamento, que ocorre nos céus, da produção fílmica “O Auto da Compadecida”, através dos regimes de visualidade (contexto histórico e escola cinematográfica) e dos regimes de visibilidade (questões técnicas: enquadramento, trilha sonora, etc.), revela o grau de efetividade desses direitos no contexto social do Nordeste brasileiro. Observa-se, ainda, que a Carta Política determina que a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais é objetivo fundamental da República Federativa, entretanto é notável que essa meta figura apenas no plano teórico, como se infere do contexto social do longa-metragem. Ademais, não se vê garantido, no contexto do filme, direitos tutelados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, tais como: vida, liberdade, segurança pessoal e social, etc. Para constatar tais fatos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica associada à análise de recortes do filme “O Auto da Compadecida”, que irá apresentar aos espectadores a realidade social de alguns moradores do sertão nordestino, que destoa por completo do princípio constitucional da Dignidade da Pessoa Humana, bem como das normas de Direitos Humanos em que o Brasil é signatário.
Palavras-Chave: Dignidade da Pessoa Humana; Direitos Humanos; O Auto da Compadecida.

 
 
 
RELATO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO SUPEVISIONADO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GT: CURRÍCULO, PRÁTICAS EDUCATIVAS DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO HUMANA E GESTÃO DO CUIDADO NA EDUCAÇÃO

Laís Sueli Pereira dos Santos
Discente de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XX

Este presente trabalho trata-se das experiências vivenciadas com base em observações e em práticas realizadas pela graduanda do curso de Pedagogia, da UNEB, Campus XX, desenvolvido ao decorrer do Estágio não obrigatório no Ensino Fundamental I, realizada na Escola Municipal Professora Zilda Neves. Este relato tem como objetivo partilhar experiências vivenciadas durante a sua realização, contribuindo assim para que aja uma reflexão acerca das teorias aprendidas na universidade realizando uma concordância pelo que é dito pelos docentes com as práticas realizadas em sala de aula, dando lhes uma noção do que é ser um professor e como funciona a realidade no ambiente escolar. A metodologia que constrói este relato está sustentada na pesquisa bibliográfica e documental (observações participante), que descrevem os momentos de atividades pesquisadas, para que fosse posto em a prática pedagógicas na sala e para auxiliar nossa pesquisa contamos com a apoio teórico de: Severino (2007), Gil (2002), Pimenta; Lima (2012), Buriolla (1999). Através dos resultados adquiridos compreendemos a importância do estágio na formação dos novos discentes, principalmente nos cursos de licenciatura. Portanto, é evidente que o estágio é uma parte eficaz da graduação, já que é o momento em que o futuro professor poderá constituir afinidades com a área por ele escolhida, aplicando a teoria agregada na universidade com a prática na escola, colaborando com a sua formação da identidade profissional.

Palavras-chave: Experiências; Teoria; Pratica; Formação
 
 
 
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROJETO DE EXTENSÃO: CICLO DE MINICURSOS/CICLO DE CONFERÊNCIAS
GT: Currículo, Práticas Educativas Direitos Humanos, Formação Humana e Gestão do cuidado na educação
Sidinei de Jesus Queiroz (Autor)[1]

Este presente trabalho trata das experiências vivenciadas no projeto de extensão Ciclo de Minicursos/Ciclo de Conferências com base nas atividades desenvolvidas pelo graduando do curso de Pedagogia, da UNEB, Campus XX. Este relato objetiva partilhar experiências vivenciadas durante a sua realização e desmontar a contribuição do Projeto de extensão na formação acadêmica do discente. Este relato utiliza a pesquisa participante, que descrevem os momentos das atividades desenvolvidas pelo mesmo, uma vez que está sendo posta na prática e segue para a sua vida dentro e fora da academia. Para subsidiar a pesquisa contamos com o apoio do Decreto nº 6.495 (2008), e de Castro (2009). Através dos resultados podemos evidenciar que é de suma importância esse tripé ensino-pesquisa-extensão, pois possibilita ao educando criar autonomia, responsabilidades e relações sociais com público interno e externo da academia, e de frequentar outros espaços dentro da Universidade. Por fim, através dessas discursões sobre a importância da extensão, esperamos possibilitar uma reflexão para discentes, para aproveitar as oportunidades em participação em projetos de Extensão.
Palavras-chave: Atividades; Experiências; Extensão; Formação.


[1] Discente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XX, Brumado, E-mail: sidineijq@gmail.com.
 

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