ANAIS - PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS - EDIÇÕES ANTERIORES
GRUPOS
TEMÁTICOS:
1: LINGUÍSTICA, SOCIOLINGUÍSTICA, ANÁLISE DO DISCURSO E ENSINO
PRECONCEITO
LINGUÍSTICO: O USO DA LÍNGUA COMO INSTRUMENTO DE PODER ATRAVÉS DA MÍDIA
Ana Clara Lima Meira[1]
Rita de Cássia Alves Caires[2]
Vívian Meira de Oliveira[3]
Resumo
A presente pesquisa busca discutir
sobre o preconceito linguístico propagado pela mídia, visto que a mesma atua
como formadora de opinião de uma parcela da sociedade, que a utiliza como
veículo de informação e entretenimento. A língua, como qualquer manifestação
humana, é também um instrumento de poder e dominação social, por isso, a elite,
por meio dela, a utiliza como forma de opressão e submissão das classes menos
favorecidas. Para explicar o preconceito do ponto de vista linguístico e
social, utilizaremos o conceito de norma sociolinguística, conforme definido
por Lucchesi (2015), com o intuito de explicar o que vem a ser a discriminação
pela língua e as suas causas. O preconceito linguístico é baseado na ideia de
que existe uma língua homogênea e na confusão que se faz entre aquisição de
língua e aprendizagem de gramatica normativa. Para se chegar a estas
concepções, realizamos uma pesquisa bibliográfica, utilizando como referência
teórica os autores Bagno (2012), Lucchesi (2015), Scherre (1950), Saussure
(2006), entre outros. Estamos montando também um corpus
fundamentado em textos jornalísticos
virtuais. Com este trabalho, pretendemos refletir sobre a papel social da mídia
na formação dos leitores e como esta pode ser usada para difundir ideologias
preconceituosas acerca da língua. Objetivamos, também, ampliar as discussões
sobre a linguagem e a sua importância na sociedade, com a intenção de conscientizar as pessoas sobre
o preconceito linguístico.
Palavras-chave: Preconceito linguístico; mídia; textos jornalísticos.
[1] Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, da
Universidade do Estado da Bahia.
[2] Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, da Universidade
do Estado da Bahia.
[3] Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Pós-Doutorado
em Linguística pela University of Cambridge e pela Universidade Federal
Fluminense, Rio de Janeiro.
A PRESENÇA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO ALUNO DA
EDUCAÇÃO BÁSICA
Celito
Souza Cruz (UNEB)[1]
Leila
Ribeiro Silva (UNEB)[2]
Baktalaia
de Lis Andrade Leal (UNEB)[3]
RESUMO
Este trabalho está sendo realizado por
meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID),
no biênio 2018-2019 a partir do projeto que tem como título Educação Literária
Como Exercício De Cidadania Nos Processos De Ensino-Aprendizagem De Professores
E Estudantes Da Educação Básica, inscrito no parecer de Nº 3.357.044. Temos
como objetivos investigar como o ensino
de literatura na educação básica acontece a partir das perspectivas que os
alunos têm sobre literatura e como contribui na sua formação. Formar um
banco de estudos a partir do tema proposto juntamente com teóricos pertinentes
ao assunto, fazendo uma relação com a literatura apreendida pelos alunos da
educação básica da Escola Municipal Prof.ª Maria Das Graças Assis Correia. Apresentar
por meio das observações realizadas em sala de aula e entrevistas realizadas
com alunos, identificar quais são seus conceitos de literatura, o que se
entende dela e qual a participação na sua formação leitora. Analisar a partir
das perspectivas de conhecimentos literários dos alunos envolvidos na pesquisa
e de que forma a literatura pode contribuir para sua vida enquanto um leitor
crítico. Para a realização deste, utilizamos de pesquisa de campo, cujo recurso
tivemos entrevistas com alunos de 8º e 9º ano do ensino básico. Para
embasamento teórico utilizamos COSSON (2009), SOUZA E LIMA (2012) e GERALDI
(2010).
PALAVRAS – CHAVE:
Literatura; Ensino; Leitor.
[1]
Discente do curso de graduação em Letras Vernáculas com habilitação em língua
portuguesa e literatura de língua portuguesa e bolsista do Programa
Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB),
DCHT – Campus XX – Brumado/BA.
[2]
Discente do curso de graduação em Letras Vernáculas com habilitação em língua
portuguesa e literatura de língua portuguesa e bolsista do Programa
Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB),
DCHT – Campus XX – Brumado/BA
[3]
Graduado em Letras com Português/Inglês e Literaturas pela Universidade do
Estado da Bahia (2003), Especialista em Linguística (2006), Mestre em Estudo de
Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2012) e Doutor em Letras pela
PUC de Minas Gerais (2017). Atualmente é professor Assistente da Universidade
do Estado da Bahia (UNEB),
DCHT – Campus XX – Brumado/BA.
A LITERATURA NA ESCOLA: desafios para
leitura em aulas de linguagens
Geisa
de Sousa Ribas (UNEB – Campus XX)
Orientador:
Emerson Tadeu Cotrim
Assunção (UNEB – Campus XX)
RESUMO
Esse artigo tem como
objetivo analisar a realidade escolar e a aula de linguagem como lócus para se capturar indícios de usos
da literatura como objeto de ensino e de aprendizagem. A pesquisa traz alguns
acontecimentos discursivos encontrados durante o processo de observações do
Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência).
Refletimos sobre o ambiente escolar, professores, direção e alunos, buscando
compreender como a aula de linguagem trata a literatura como objeto de ensino e
quais as limitações encontradas. O lócus
das atividades do PIBID e da realização desta pesquisa foi uma escola situada
em Brumado-BA, que atende estudantes do Ensino Fundamental II. Toda a pesquisa
parte do projeto PIBID e está vinculada ao projeto Educação Literária como Exercício de Cidadania nos Processos de
Ensino-aprendizagem de Professores e Estudantes da Educação Básica. Submetido e aceito pelo comitê de ética no
ano de 2019, com o parecer 3357044. A metodologia utilizada foi a abordagem
qualitativa (FLICK, 2009) e tem como base para análise dos dados a Análise do
Discurso de linha francesa (GREGOLIN, 2006). Para tanto, foram realizadas
entrevistas autobiográficas (ANDRADE, 2003) e observações e escrita de vinhetas
narrativas (ASSUNÇÃO, 2016). Para discussões teóricas, embasamos a pesquisa nos
estudos da literatura de acordo com Cosson (2006), Paiva (2008) e Pessoa
(2016). Por fim, é importante registrar que o artigo encontra-se em andamento,
podendo sofrer alterações e está aberto para contribuições.
PALAVRAS-CHAVES:
Aula
de Linguagens. Literatura. Leitura na escola. Análise do Discurso.
O uso
dos gêneros literários no âmbito escolar do ensino fundamental II, em uma
escola de Brumado: analise de entrevistas e plano de curso.
Ivaneide Rocha da Silva
Baktalaia de Lis Andrade Leal
Resumo:
O
presente artigo visa compreender a importância da leitura de gêneros literários
para a formação do aluno enquanto indivíduo critico, analisa também outros aspectos para compreender a sua
utilização em sala de aula, bem como é didatizado pelos professores, e para
conceituar a importância da sua utilização no ambiente escolar será coletado
dados para a análise, a partir de planos
de curso e entrevistas com professores, afim de identificar a utilização e
produtividade que os gêneros literários trazem para os alunos do ensino
fundamental II, para apoiar a pesquisa feita contamos com o auxílio de estudos
teóricos, como: A linguagem Literária
de Domício Proença Filho, Leitor Formado
e Leitor em Formação de Maria Zaira
Turchi e Vera Maria Tietzmann Silva, Educação
Literária como Metáfora Social de Cyana Leahy Dios, Escola e Literatura:
Velha crise , novas alternativas de Regina Ziberman e Tania M. K. Rosing, para melhor embasar a pesquisa.
Palavras Chaves:
Gênero, Leitura, Educação, Aprendizagem
HOMOFOBIA
NA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE ÓDIO CONTRA A COMUNIDADE LGBT NA REDE
SOCIAL FACEBOOK
Juliane Amorim Pereira¹
(UNEB)
Baktalaia
de Lis Andrade Leal²(UNEB)
RESUMO: O
presente trabalho refere-se a uma pesquisa em andamento, que tem como objetivo
geral analisar os discursos de ódio proferidos contra a comunidade LGBT na rede
social Facebook. Esse estudo busca
analisar os interdiscursos que perpassam esses discursos compartilhados em
manchetes na página do Facebook da UOL que tem como principal temática a
homoafetividade. Para a Análise do Discurso (AD), a linguagem não deve ser
estudada apenas no aspecto gramatical, mas também na perspectiva ideológica,
como também ela deve está sempre associada com os aspectos social e histórico.
Dessa forma, partimos do pressuposto que
os discursos enunciados pelos indivíduos nunca são neutros, estão sempre
carregados de ideologias, crenças, valores e é uma forma de atuar e agir sobre
o outro.
Para realizar esse estudo contamos
com as contribuições teóricas de Brandão (2012), Orlandi (2007) e Pecheux (2009).
A comunidade LGBT faz parte dos grupos sócias que estão a margem da sociedade,
que sofrem muitos preconceitos pela sua opção sexual, muitas
vezes essas pessoas têm a suas vidas interrompidas por indivíduos que não
respeita a sua opção sexual. Dessa
maneira, a pesquisa é de suma importância, pois além de fazer um estudo sobre
os discursos de ódio contra esse grupo, ela traz uma discussão acerca dos
preconceitos sofridos por essa comunidade, além de trazer uma reflexão sobre a
valorização e não exclusão dos mesmos.
Palavras-Chave: Análise do Discurso. Interdiscurso.
Homofobia. Rede social. Comunidade LGBT.
² Baktalaia de Lis Andrade Leal -Doutor
em Letras pela PUC de Minas Gerais (2017).
ANÁLISE DE DISCURSO DE DUAS MULERES NEGRAS: CAROLINA MARIA
DE JESUS E MARIELLE FRANCO
Baktalaia de
Lis Andrade Leal¹
Juliane
Santana de Almeida²
RESUMO:
Esta
pesquisa tem como objetivo analisar a obra Diária
de Bitita, de Carolina Maria de Jesus e os
discursos, de Marielle Franco, de modo que, a Análise De Discurso intervirá
pelo interdiscurso e esquecimentos. Os objetos de estudo fomentam o movimento
feminista na literatura e na política, bem como, o tempo discrepante que entre ambas
ainda perpassam à sociedade atual, pois enquanto uma mulher resiste entre a
década de 10 até 70, outra começa uma jornada no final de 70 até o início do
século XXI. Desta maneira, os lugares de fala por meio das suas escritas revelam
a realidade social passada e atual. O estudo será
desenvolvido a partir de pesquisa documental e bibliográfico, e o aporte
teórico será fundamentado nos estudos de BRANDÃO (2006), ILARI (2010), ORLANDI (2007),
PÊCHEUX (2009).
Palavras-chave:
Discurso; Interdiscurso; Esquecimento; Mulheres; Negras
¹ Orientador
desta pesquisa, docente Professor Doutor Baktalaia de Lis Andrade Leal, para
projeto
de Sip
VII.
²
Graduanda do curso de Letras, pela Universidade do Estado da Bahia DCHT –
Campus XX – Brumado Bahia, em dezembro de 2019.
LINGUAGENS
E TRÍADE ALUNO-PROFESSOR-CONHECIMENTO:
DIDATIZAÇÕES DE CONTEÚDOS EM UMA TURMA DE 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DE BRUMADO-BA
Larisse
da Silva Chaves
Orientador: Prof. Me. Emerson Tadeu Cotrim Assunção
RESUMO
Este presente trabalho surgiu em decorrência do interesse em observar
como a aula de linguagens acontece e quais técnicas são usadas pela docente
para facilitar a didatização dos conteúdos para a turma. Partindo da premissa
de que todo professor faz um planejamento para as aulas, com técnicas de ensino
para melhor transmitir o conteúdo, a presente pesquisa tem por objetivo mapear
e analisar, a rotina escolar de didatização de conteúdos de linguagem e como a
docente elabora sequências didáticas para uma turma de 7º ano de uma Escola
pública de Brumado. Para a coleta dos dados adotamos uma abordagem qualitativa
(GIL, 2011) e etnográfica (GHEDIN & FRANCO, 2011), já que visa por meio da
observação, compreender como a rotina escolar indicia as práticas docentes. Para
a fundamentação, trazemos contribuições de Geraldi (2010), sobre a tríade;
aluno, professor e conhecimento e Libâneo (1994), sobre os conhecimentos acerca
da didática. A conclusão que chegamos é que a professora utilizada algumas técnicas
de ensino para tornar o conteúdo compreensível aos alunos, e as principais são;
fazer socialização após a leitura de textos do livro didático, permitindo a
eles contribuir com experiências próprias, buscar em outra fontes atividade
sobre o conteúdo, propor atividades avaliativas em grupo, entre outros. Vale
ressaltar que este trabalho tem como base o projeto Educação literária como exercício de cidadania nos processos de
ensino-aprendizagem de professores e estudantes da educação básica,
aprovado pelo comitê de ética conforme o parecer 3.357.044 a partir do PIBID
2018-2020.
Palavras-chave: Didática; Aula de linguagens; Tríade
aluno-professor-conhecimento.
CONCORDÂNCIA
NOMINAL DE NÚMERO: UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA
Mariene da Silva Santos (LEALL/UNEB- JANUS/UESB)
marysantosbdo@gmail.com
Raiana Souza Santos (LEALL/UNEB- JANUS/UESB)
rayanasantos268@gmail.com
Maria Aparecida de Souza Guimarães (LEALL/UNEB-
JANUS/UESB)
maparecidaguimaraes@yahoo.com.br
RESUMO: No presente
estudo discutimos a concordância nominal de número na perspectiva dos
pressupostos teóricos fornecidos pela Teoria da Variação e Mudança Linguística
propostos por Labov (2008). Nossa pesquisa é de cunho quantitativo e visa
analisar a concordância nominal de número no Português Popular de Brumado - BA.
Utilizamos o corpus do Português Popular de Brumado (PPBdo) que é composto por
12 (doze) inquéritos, dentre os quais selecionamos 06 (seis) informantes com
escolarização precária que integram a comunidade de fala brumadense. Nesse
sentido, trabalhos como os de Scherre (1988), Lopes (2001), Guimarães (2014),
Araújo (2015) e Assis (2019) foram tomados como referência. Em relação à
metodologia, dada à natureza sociolinguística de viés laboviano, optamos por
utilizar o Programa Estatístico GOLDVARB para a quantificação dos dados,
controlando variáveis linguísticas e extralinguísticas, tomando como base a
chave de codificação proposta por Dante Lucchesi. Os dados revelam que, em
relação à concordância nominal, existe uma tendência à aquisição das marcas de
flexão, sendo os mais velhos vetores desse processo, seguido pelos mais jovens.
Do ponto de vista estrutural, a posição linear dos constituintes e a saliência
fônica demonstraram ser fatores condicionantes para o uso da concordância, numa
abordagem mórfica (também chamada atomística). Nesse caso, estuda-se os
elementos constituintes da estruturação sintagmática nominal a fim de verificar
que condicionantes estariam agindo para a realização da concordância.
Empreendemos análise de fenômeno linguístico, tendo em vista aspectos da
dimensão sócio-histórica, sem perder de vista a dimensão da estrutura
linguística, ou vice-versa.
PALAVRAS- CHAVE: Concordância nominal de número; português
popular de Brumado; variação linguística.
ANÁLISE PELMERIANA SOBRE A
CONTRIBUIÇÃO DOS DISCURSOS HUMORÍSTICOS PARA A ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA
BRASILEIRA .
Rita de Cássia Bonfim Moura
Universidade do Estado da Bahia- DCHT- Campus XX
Orientadora: Daniela Miranda
Email:tinha.bm@hotmail.com
O estudo busca expor como os programas humorísticos
contribuíram para o reacionarismo na conjuntura sociopolítica brasileira e
quais são os problemas e motivações desse movimento de "haters", que possui ídolos
próprios. Estabelecida a problemática, é necessário compreender a evolução dos
discursos de programas humorísticos no país, e como as personagens que os
compõem representam o reflexo de cada momento histórico do país. Do começo da
década para cá, há uma mudança na forma do discurso do humor, que agora não
recorre a piadas prontas, e sim na persuasão para que o público sinta-se parte
daqueles quadros. O exemplo mor desse discurso de um humor menos caricato e
mais crítico veio com o formato importado da Argentina, CQC- Custe o Que
Custar. O discurso usado pelos jornalistas/humoristas do programa usam
retóricas que se conectam com o trabalho de Chaim Perelman e o juízo de valor
discutido por ele, ao produzirem mensagens com opinião própria, adequando-se a
como os receptores irão receber a mensagem. A presente pesquisa busca elucidar
o impacto, mesmo após cinco anos do fim do programa, dos discursos que foram
proferidos à época e da linguagem persuasiva que influenciou o descrédito da
política brasileira Para investigação de como esse discurso provocativo de
humor está refletindo na atual crise política do país, a pesquisa teve como
metodologia a natureza bibliográfica o artigo de autoria de Pedro Santos
Mundim, juntamente de recortes das entrevistas do programa CQC. Além disso,
recorreu-se ainda a teoria de Chaim Perelman sobre como os discursos possuem
juízo de valor, e como ele será proferido e recebido pelos auditórios.
Palavras-chave: Chaim Perelman; Discurso; Programa
Humorístico.
A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA
VERBAL COM SUJEITO PERCENTUAL
EM TEXTOS JORNALÍSTICOS
Roberto
Xavier de Matos Júnior[1] (UNEB)
robertoxaviermjr@gmail.com
Orientadora: Profa. Dra. Vivian Meira de Oliveira Contiguiba.[2] (UNEB)
vivianmeira@gmail.com
robertoxaviermjr@gmail.com
Orientadora: Profa. Dra. Vivian Meira de Oliveira Contiguiba.[2] (UNEB)
vivianmeira@gmail.com
RESUMO
Pretende-se
desenvolver um estudo sobre a variação no uso da
concordância
verbal com sujeito percentual em textos jornalísticos. Observa-se que para a gramática normativa o verbo deve
concordar com o sujeito percentual a não ser que haja um especificador na
sentença, nesse caso, a concordância pode ser feita ora com o sujeito ora com o
especificador. Foram tomados como base gramáticos como Ulisses Infante, Rodrigo
Bezerra e Cegala. O objetivo da presente pesquisa é verificar as
regras que envolvem a concordância verbal com
sujeito percentual no uso escrito de textos jornalísticos e identificar os
diferentes contextos em que ela ocorre. Levamos em consideração os estudos
realizados por Scherre e Naro (1998) a respeito da concordância verbal com
sujeito percentual no português brasileiro. Usamos
como corpus orações retiradas de jornais de grande circulação na internet.
PALAVRAS-CHAVE:
Sujeito percentual; variação; textos jornalísticos.
2. Professora
Titular da Universidade do Estado da Bahia. Pós-Doutorado em Linguística pela
University of Cambridge e pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
O uso da
marca do subjuntivo de acordo com as variedades do português brasileiro
Sirleide da Cruz Silva (UNEB/Bolsista PICIN)
Vivian Meira de Oliveira (UNEB-Docente)
A variação no uso das marcas do subjuntivo é uma constante no português brasileiro falado e o nível de variação é fortemente observado, especialmente, quando comparamos
variedades de fala do meio rural com variedades do meio urbano. Diante disso,
desenvolvemos uma pesquisa cuja finalidade é analisar a variação no uso das marcas do subjuntivo do português em diferentes regiões brasileiras, considerando
especialmente dois fatores sociais: a faixa etária e a escolarização, de modo a verificar qual nível de escolaridade e qual faixa etária desfavorecem o uso das marcas
de subjuntivo. Serão tomados como corpora dados variáveis do português culto de Fortaleza e do Rio Grande do Sul, dados do
português popular de Santo Antônio de Jesus, Bahia e dados do português rural baiano, especialmente as
comunidades afro-brasileiras de Helvécia, Sapé, Cinzento e Barra/Bananal. Acreditamos que as histórias das comunidades analisadas e o
grau de escolarização são elementos significativos para o entendimento das variações na língua e buscaremos observar se na
gramática de fala
das comunidades estudadas há sinais de variação estável ou de mudança em progresso e se apresentam relação com a formação sócio-histórica do Português Brasileiro. A pesquisa terá como base a Sociolinguística Variacionista, bem como
pressupostos teóricos de línguas em contato, como a Transmissão Linguística Irregular.
Palavras-chave: Português brasileiro; Variação; Subjuntivo; Faixa Etária; Escolaridade.
COMO A
LITERATURA DE MERCADO PODE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE UM LEITOR DE OBRAS
CANÔNICAS
Valdenize Aguiar Silva[1] (UNEB)
Orientador: Dr. Baktalaia de Lis Andrade Leal[2] (UESB)
Este trabalho tem como o objetivo de investigar como as
representações das literaturas de mercado podem aproximar o leitor
contemporâneo das literaturas canônicas, com base nas entrevistas feitas no colégio Centro Estadual de Educação
Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP) em Brumado – Ba com alunos da 1°série do turno matutino por
intermédio do Projeto de Iniciação à
Docência (PIBID).Será utilizado como base o projeto Educação Literária como Exercício de Cidadania
nos Processos de Ensino-aprendizagem de Professores e Estudantes da Educação Básica
aprovado pelo comitê de ética em 2019 com o número de parecer 3.357.044 e os estudos de Rildo Cosson (2009),
publicados em Letramento Literário: teoria e prática. Pautando-se nos grandes desafios
enfrentados pelos professores ao introduzir uma literatura canônica em sala de aula,
lugar em que há uma grande rejeição dos alunos em lê essas obras, a partir
disso propõe-se uma alternativa de que à literatura de mercado, presente na
vida da maioria dos jovens, possa colaborar com a formação de um leitor de
obras canônicas. Para tanto, este
trabalho focado na problemática como a literatura de mercado pode
auxiliar na formação do leitor canônico, visar Identificar o repertório de
leitura literária dos entrevistados ao analisar o conteúdo fornecidos e
discutindo os resultados obtidos pela coleta de dados referentes ao objeto
desta pesquisa e como os alunos
recepcionam essas obras. Para responder a esse questionamento, temos como
metodologia, além das entrevistas, pesquisas bibliográficas e como aporte
teórico BURLAMAQUE (2006), COSSON (2009), ROSING (2014).
Palavras-Chave: Literatura Canônica. Literatura
de Mercado. Formação de leitor canônico.
[1] Graduanda em Letras Vernáculas do VI
Semestre da Universidade do Estado da Bahia nizeaguiarsilva@hotmail.com
[1] Graduado em Letras com Português/Inglês
e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Especialista em
Linguística (2006), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado
da Bahia (2012) e Doutor em Letras pela PUC de Minas Gerais (2017). Atualmente
é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). baker.br@hotmail.com
2: LEITURAS, LITERATURAS, ENSINO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS
A Literatura e a Escola: um estudo sobre os modelos de educação
literária através dos planos e das observações de aulas
Adislei
Trindade da Silva-autor
Universidade
do Estado da Bahia-UNEB
Oton
Magno Santana dos Santos-orientador
Este projeto
objetiva investigar como os conteúdos das representações presentes no contexto
de escolas públicas de Brumado (BA) sugerem formas de apropriação do texto
literário a partir de modelos de educação literária através de registros de
observação de aulas de literatura. Como referencial teórico, utilizamos a
História Cultural, a partir dos conceitos de representação e apropriação
propostos por Roger Chartier. Para chegar às possíveis soluções, o suporte
metodológico será a pesquisa etnográfica a ser realizada em duas escolas
públicas estaduais da cidade de Brumado (BA). A coleta de dados compreenderá a
observação das aulas e a análise e interpretação dos planos de aula da
disciplina Língua Portuguesa de professores do ensino médio das duas escolas
inseridas no processo investigativo. Como apoio ao trabalho investigativo,
baseamo-nos em estudos relacionados à literatura, ao livro didático e à
educação literária, especialmente através das pesquisas de autores como Marisa
Lajolo, Regina Zilberman, Bárbara Freitag, Márcia Abreu, Antônio Gomes Batista,
Ezequiel Theodoro da Silva, Roxane Rojo, Maria José Coracini, Rildo Cosson,
Célia Cassiano e Cyana Lahy-Dios, entre outros.
Palavras-chave: Livro didático; Literatura; Práticas de leitura; Educação
Literária; Comunidades de interpretação.
Os
desafios de ensinar literatura no ensino fundamental II: práticas pedagógicas
relacionadas ao incentivo da leitura literária.
Ana Cláudia Gonçalves de
Souza
Orientadora: Prof Dr. Daniela
Galdino Nascimento
Resumo:
Este
projeto visa fazer uma reflexão acerca da metodologia utilizada pelos
professores em sala de aula para o ensino da literatura, com o objetivo de identificar
os problemas relacionados ao letramento literário no ensino fundamental II e
propor estratégias para uma melhor prática pedagógica da leitura, bem como
relatar as experiências adquiridas sobre o comportamento dos estudantes que
foram observados em sala de aula. A pesquisa está sendo realizada através do
Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que está em vigor justamente
com um dos objetivo de preparar os
futuros professores para o exercício da docência, tornando o presente projeto
de total relevância para vida acadêmica daqueles
que pretendem exercer uma prática pedagógica significativa ao redor da leitura
literária.
Palavras
chave: Letramento literário; leitura literária, ensino.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA: DINÂMICA DE
ENSINO E MEDIAÇÃO DO PROFESSOR PARA INCENTIVO Á PRÁTICAS LEITORAS
Ane Caroline Cardoso Oliveira[1]
Juliana Porto Lôbo
julianalobo@outlook.com
Orientador: Prof. Dr. Oton
Magno Santana dos Santos[2]
o Bahia
1.RESUMO
O presente trabalho tem como base o projeto: “Educação
Literária como Exercício de Cidadania nos Processos de Ensino-Aprendizagem de
Professores e Estudantes da Educação Básica” aprovado pelo comitê de ética
conforme o parecer número 3.194.366, a partir do Projeto Institucional de Bolsa
de Iniciação à Docência (PIBID) coordenado pelo prof. Dr. Oton Magno. Nossa pesquisa surgiu a partir da observação
do cotidiano de uma escola pública de Brumado-BA. Buscamos compreender a
relevância da Educação Literária para formação discente; e como ela é
trabalhada na sala de aula pelo professor(a) de Língua Portuguesa. Também buscamos
identificar as estratégias utilizadas pela professora, para incentivar os
alunos e promover o gosto pela leitura. Com nossas observações, compreendemos
como a Educação Literária acontece naquela escola, em que se apoia e quais
suportes são disponibilizados para o processo de ensino-aprendizagem com a leitura.
Percebemos que, o único recurso disponibilizado pela instituição escolar é o
livro didático. Para fundamentar nosso estudo, recorremos às contribuições de autores
como Cyana Leahy-Dios (2004), Regina Zilberman (2009), Rildo Cosson (2009),
Aracy Martins (2008), Graça Paulino (2008), dentre outros que nos auxiliaram na
compreensão acerca das concepções da Educação Literária. A metodologia utilizada para nossa análise compreendeu uma natureza
qualitativa de abordagem etnográfica e, teve como base a observação simples. Com
isso, consideramos que a temática discutida nessa pesquisa é muito relevante no
campo educacional, pois possibilita verificarmos a importância da educação
literária e a dinâmica de uma escola que tem como um de seus objetivos a
formação de cidadãos leitores.
Palavras Chaves: Educação Literária; Cidadãos; Docência
[1] Graduandas do curso de
Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da BA- Campus XX
[2] Professor do curso de Letras da
UNEB Campus XX e coordenador do PIBID
OS LEITORES MACHADIANOS E AS
REPRESENTAÇÕES FORJADAS NOS SÍMBOLOS E DISCURSOS EM “A IGREJA DO DIABO[1]”
Augusto Vilemar Lima dos Santos[2]
Oton Magno Santana dos Santos[3]
RESUMO:
O referido trabalho tem como principal objetivo investigar em como a
neutralidade é maquiada pela representação de um discurso transparente que se
apresenta no conto “A Igreja do Diabo” (1884). Diante disso, a Igreja é usada
como precursor para conduzir a “massa” sem que ela se perceba manipulada. Portanto,
sugerimos uma proposta de leitura associada ao que Roger Chartier (1988) define
enquanto representação. Dessa forma, no universo do conto, existem dois personagens
que disputam entre si a “comercialização” da fé das pessoas a partir das representações
sugeridas por eles. A Igreja usada para praticar as crenças, aparece no conto
como uma empresa quem tem como responsáveis seus respectivos gestores, Deus e o
Diabo. Para Chartier (1988), os discursos gerados a partir das representações
de forma alguma são neutros. No conto, de um lado temos Deus e o Diabo criando
práticas na tentativa de legitimar as suas representações e usá-las para
justificar as próprias escolhas dos indivíduos na sociedade; do outro, a
própria população que tende a absorver tais discursos e símbolos onde, passam a
reproduzir tomando-os como verdade. Para as pessoas, os discursos e as práticas
que foram criados pela Igreja são as representações da realidade tal qual ela é,
mas possivelmente não passam de “produtos” das concorrências e das competições
geradas por Deus e o Diabo que visam poder e dominação. Como base teórica,
utilizamos os referenciais de Roger Chartier (1988), Ana Salles Mariano (2008)
e Salvatore D’ Onofrio (2007). A natureza desta pesquisa identifica-se como
pesquisa qualitativa e bibliográfica.
Palavras-chave: Leitura;
Representação; Neutralidade.
[1] Artigo para apresentação no eixo
temático Leituras, Literaturas, Ensino, Alfabetização e Letramentos na
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E
TECNOLÓGICAS – DCHT - CAMPUS XX – BRUMADO – BA.
[3] Doutor em Educação (Unicamp,
2017), professor assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
A
FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA NO ÂMBITO ESCOLAR: PERCURSOS E DESAFIOS
Bruna Gomes da
Silva1
Oton Magno Santana
dos Santos2
Essa
pesquisa nasceu da minha participação como bolsista de Iniciação Cientifica, através
do projeto ‘’ guarda-chuva’’ intitulado: A
literatura e a escola: Um estudo sobre os modelos de educação literária do
ensino médio em escolas públicas de Brumado (Ba), do pesquisador Oton Magno
Santana dos Santos, inscrito no CAAE: 83459617.0.0000.0057 e aprovado pelo
parecer nº 3.691.970. Apresenta um estudo introdutório sobre as relações entre
hábitos de leitura e práticas do ensino de literatura dos professores de
português do ensino médio, a partir das observações feitas no Colégio Estadual
de Brumado, situado no município de Brumado (Ba). Desta forma, foram
selecionadas duas turmas para participarem da investigação, uma do segundo e
outra do terceiro ano. Esse trabalho tem
por objetivo investigar o processo de formação de leitores a partir das
práticas de ensino-aprendizagem da literatura na sala de aula. Para a realização da pesquisa,
utilizamos um suporte metodológico identificado como pesquisa etnográfica e
como referência teórica, partimos dos conceitos de representação e apropriação
de Roger
Chartier (1988), integrante da História Cultural, que destaca “[...] o modo
como em diferentes lugares e momentos uma determinada realidade social é
construída, pensada e dada a ler” (p. 16).
Como resultados iniciais, tendo em vista as seis aulas de literatura que
foram observadas pudemos perceber que parte dos estudantes, inicialmente, não
se interessam pelas obras literárias estudadas no âmbito escolar, não lhes
despertando para o habito de ler, criando uma ruptura entre a literatura e o
habito de ler.
Palavras-Chave:
Literatura. Representação.
Apropriação
_________________________
1Graduanda do V semestre do Curso de Letras Vernáculas – UNEB-
Campus XX- Brumado
2 Oton Magno Santana dos Santos –
Doutor em Educação pela UNICAMP (2017)
LITERATURA
E GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DO MOVIMENTO FEMINISTA NOS TEXTOS LITERÁRIOS
Jaine Neves Pires (Graduada – UNEB)
Oton Magno Santana dos Santos (Orientador – UNEB)
RESUMO
Baseado nos
estudos de gênero, o presente trabalho busca inquirir sobre o determinismo
biológico e o comportamento social destinado aos sexos sobre suas atuações. A
partir desta perspectiva, suscitaremos discussões acerca da representação da
mulher na literatura e concomitante a sua atuação como escritora. Também serão
enfatizados os estudos de gênero como norteador da discussão, uma vez que esta
categoria marca os escritos contemporâneos a partir de questionamentos de
condutas estabelecidas e desconstrói as identidades fixas de masculino e
feminino. Dessa feita, utilizamos para a revisão de literatura autores como
Eduardo de Assis Duarte (2002), Joan Scoot (1989), Judith Butler (2003), Maria
Ângela D’Incao (2004), Paulo Roberto Tonani do Patrocínio (2013), Roger
Chartier (1988), Simone de Beauvoir (2009), dentre outros. Destarte, a perspectiva
metodológica para a construção desta pesquisa assenta-se em qualitativa de
natureza bibliográfica, uma vez que necessitamos realizar consultas em livros,
dissertações e teses, os quais, juntos, auxiliaram no desenvolvimento da
pesquisa e na categorização de análise.
Palavras-Chave: Literatura; gênero;
feminismo; representação.
A
IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
Janilde Coelho de
Souza Bispo.
(Estudante do curso de Letras
Vernáculas/UNEB – Campus XX, Bolsista do PIBID)
Luanna Peneluc
Mendes.
(Estudante do curso de Letras
Vernáculas/UNEB – Campus XX, Bolsista do PIBID)
. Dra. Daniela
Galdino - Professora Orientadora
Universidade do
Estado da Bahia, Campus XX, Brumado - BA
RESUMO:
Esta pesquisa está sendo
desenvolvida no Centro Estadual de Educação profissionalizante e Gestão em Meio
Ambiente - CEEP, no município de Brumado –Bahia, proposto pelo PIBID – Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Está baseada no Projeto “Guarda-chuva”,
do Professor Dr. Oton Magno Santana dos Santos, Coordenador do PIBIB do Campus
XX da UNEB. Busca responder às seguintes questões: As práticas escolares têm
democratizado o acervo literário da biblioteca escolar e como o ensino de
Literatura está sendo conduzido? Para
obtermos as respostas acerca da problematização apresentada, utilizaremos a Pesquisa
de Campo. A fim de examinar as contribuições da referida biblioteca para a
formação de sujeitos leitores, entrevistaremos três estudantes do 4° ano do
curso profissionalizante em Logística, a Docente de Literatura desses
estudantes e a Coordenadora Pedagógica da Escola em questão. O estudo deste
trabalho será embasado em ideias de teóricos como Marildes Marinho, Rildo
Cosson, Maria do Rosário, Luiz Percival Leme Brito, dentre outros.
PALAVRAS-CHAVE:
biblioteca escolar; leitores; literatura.
A
LITERATURA NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE OS MODELOS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA
PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Jéssica Ione dos Santos Oliveira
Dr. Oton Magno Santana dos Santos
RESUMO:
O artigo para comunicação oral no
evento I
SEMINÁRIO PIBID/I ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA LEALLL tem como finalidade
apresentar uma análise do livro didático de português da 3ª série do Ensino
Médio intitulado por Português Linguagens.
O livro foi selecionado na cidade de Brumado-BA em uma escola pública de Ensino
Médio. Nele, os capítulos analisados permeiam as temáticas de literatura
contemporânea de língua portuguesa, brasileira e africana de língua portuguesa,
sendo observados os possíveis modelos de educação literária que oferecem, a
partir das representações e formas de apropriação. Notamos que mesmo no
contexto contemporâneo, a representação autoritária não abre espaço para novas
culturas e continua impondo para a aprendizagem de literatura as regras da
historiografia literária. Utilizamos como referencial teórico A História
Cultural, de Roger Chartier; Educação
literária como metáfora social, de Cyana Leahy-Dios e pesquisas de outros
autores como Regina Zilberman, Maria
José Coracini e Egon de Oliveira Rangel.
Palavras-chave:
Livro didático; Literatura; Representação; Apropriação; Educação literária.
REPRESENTAÇÕES
DE LITERATURA: UM ESTUDO DE CASOS
Oton Magno Santana dos Santos[1]
Cássio Pereira dos Santos[2]
Juliane Santana de Almeida²
RESUMO:
O presente trabalho tem como base o projeto: “Educação Literária
como Exercício de Cidadania nos Processos de Ensino-Aprendizagem de Professores
e Estudantes da Educação Básica” aprovado pelo comitê de ética conforme o
parecer número 3.194.366, a partir do Projeto Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) coordenado pelo prof. Dr. Oton Magno Santana dos
Santos. A pesquisa tem como objetivo investigar como o processo da literatura
em uma escola pública de Brumado possibilita a construção de representações de
leitura aos estudantes. Desta maneira, é preciso entender o que a literatura
significa para docentes e estudantes, e se essa literatura contribui na
construção de pensamento crítico e contribuições à formação cidadã dos sujeitos
na sociedade atual. Por isso, a proposta norteadora está ligada às mediações do
professor, em entrevista de estudantes e do mesmo, de modo que sejam observados
os modelos de educação literária coexistentes na escola e como dialogam com os
estudantes. A metodologia é de cunho etnográfico e bibliográfico. Para
embasamento teórico foram utilizados os seguintes autores: Ceccantini (2008), Chartier (2002), Cosson (2009), Dios
(2004), Santos e Oliveira (2008), Zilberman
(2011).
Palavras-chave: Representações; literatura; educação
literária
[1] Orientador deste artigo, docente Professor
Doutor Oton Magno Santana dos Santos, para projeto de pesquisa - PIBID
[2] Graduandos do curso de Letras, pela
Universidade do Estado da Bahia DCHT – Campus XX – Brumado Bahia, em dezembro
de 2019.
ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA
DO LETRAMENTO
LITERÁRIO NO ENSINO
FUNDAMENTAL
Jéssica
Lima Rocha (UNEB)[1]
Maria
Verônica Souza Santos (UNEB)[2]
Daniela
Galdino Nascimento (UNEB)[3]
RESUMO
O presente trabalho está sendo realizado através
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no
biênio 2018-2019 a partir do projeto que tem como título Educação Literária
Como Exercício De Cidadania Nos Processos De Ensino-Aprendizagem De Professores
E Estudantes Da Educação Básica, inscrito no parecer de Nº 3.357.044. Temos
como objetivo relatar uma análise sobre
a importância do letramento literário no ensino fundamental, e através disso analisar
as contribuições da literatura para formação e aprendizado do discente. Compreendemos
que a partir da literatura é possível desenvolver, expandir o pensamento
crítico do discente, ampliar sua visão de mundo, quebrar padrões, limites e que
ela possui o poder de transformação social e cultural. Partindo-se do tema
proposto, foram realizadas observações de aulas de Literatura em uma turma do
ensino fundamental na Escola Municipal Professor Nice Publio da Silva Leite, bem
como, o estudo de textos teóricos alinhados com o referido tema. A partir destas
observações, buscamos inferir sobre como o processo formativo do letramento
literário é desenvolvido na prática pelos docentes, a metodologia utilizada e
suas contribuições no processo formativo. Para embasamento teórico deste
trabalho utilizamos como referência os seguintes autores COSSON (2009), PESSOA
(2016) e BATISTA, GALVÃO (2011).
PALAVRAS – CHAVE:
Literatura; Ensino; Letramento Literário; Formação.
[1] Discente do curso de graduação em
Letras Vernáculas com habilitação em língua portuguesa e literatura de língua
portuguesa e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT – Campus
XX – Brumado/BA.
[2] Discente do curso de graduação em
Letras Vernáculas com habilitação em língua portuguesa e literatura de língua
portuguesa e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID), pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT –
Campus XX – Brumado/BA.
[3] Doutora em Estudos Étnicos e
Africanos pelo Centro de Estudos Afro-orientais (CEAO) da Universidade Federal
da Bahia (UFBA). Possui Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela
Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e Licenciatura em Letras -
Habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1999). Atualmente
é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), DCHT –
Campus XX – Brumado/BA.
O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR E SUAS
CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO GOSTO PELA LEITURA.
Juliane Amorim Pereira
Vanessa de Souza Brito¹
Oton Magno Santana dos Santos²
RESUMO: O presente trabalho refere-se a uma pesquisa
em andamento, que faz parte do projeto “guarda-chuva” intitulado Educação literária como exercício de
cidadania nos processos de ensino-aprendizagem de professores e estudantes da
educação básica. O objetivo dessa pesquisa é investigar quais
representações de leitura literária compõem o repertório dos estudantes do 9º
ano do ensino fundamental da escola Municipal Euclides da Cunha da rede municipal de Brumado. Além
disso, a pesquisa busca compreender qual o papel da biblioteca dessa escola no
que diz respeito à apropriação da literatura. As bibliotecas são espaços voltados para a leitura, um ambiente que
deve estar organizado a fim de tornar um meio eficaz na formação de leitores.
Elas representam dentro da escola um meio facilitador do acesso a livros, ao
mundo da leitura, e por isso deve constituir de um espaço bem estruturado de
forma que os estudantes tenham prazer em frequenta- lás. Desse modo, essa
pesquisa centra-se na formação de leitores e a participação da biblioteca no
processo de apropriação da literatura pelos estudantes, trabalhando com
conceitos de representação e apropriação de leitura literária. Para tanto,
realizamos entrevistas com os estudantes do 9º do ensino fundamental da escola Municipal
Euclides da Cunha da rede municipal de Brumado. Também realizamos algumas
observações no acervo bibliográfico disponível dessa escola. Para a realização
desse estudo utilizamos as contribuições teóricas de Chartier (1988), Cosson
(2009) e Zilberman (2009).
Palavras-Chave: Leitura. Representação. Apropriação
3: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS
DESAFIOS DOS PROFESSORES INCIANTES NA SALA DE AULA
Autor: Ana Cléia
Barbosa dos Santos (UNEB)[1]
Orientador: Prof. Me.
Marcolino Sampaio dos Santos[2]
Resumo:
É
perceptível que todo início de carreira é difícil e na docência não é diferente,
principalmente pelo fato que tudo é novo para o profissional. Na maioria das
vezes não sabem o que os esperam no caminho. Atualmente, ser professor é deparar
a cada dia com novas situações e experiências, mesmo que possua muito tempo de
docência, sempre irá surgir novas situações. Diante deste cenário é que surge o
nosso problema: Será que vou conseguir dar aula? Aquilo que planejei será
almejado com sucesso? Como será minha turma? Buscando responder estes
questionamentos foi que este trabalho foi elaborado. O nosso objetivo geral é
refletir acerca dos desafios que os professores esbarram no início da carreira,
quanto à metodologia, a pesquisa será de
abordagem de natureza qualitativa, de
método indutivo, pois partiremos da análise de algumas obras de escritores
conceituados que abordam a temática e adotaremos como técnica principal o levantamento
de referencial teórico, trazendo as contribuições de Mariano (2006) que tratam
das dificuldades que iremos enfrentar no caminho, mesmo que julguemos está
preparado para assumir. Também vamos trabalhar com Veenman (1984), que aborda
sobre o choque da realidade, pois nem sempre o que estudamos na teoria confere
com a realidade da prática dentro das salas de aula. Por fim, nos será
imprescindível debruçar sobre as ideias Huberman (1995) que dispõem de dois
aspectos que marcam o início profissional do docente: o da sobrevivência e o da
descoberta. Com a realização deste trabalho espera-se contribuir para maiores
reflexões acerca dos desafios enfrentados pelos professores, ao iniciar em uma
sala de aula. Sendo assim, possibilitando uma educação de ensino de melhor
qualidade e estabilidade para os professores iniciantes.
Palavras-chave: Professor; Carreira;
Desafios; Realidade; Ensino.
[1] Graduanda do V semestre do curso
de Letras Vernáculas do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da
Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XX, Brumado.
O
ACESSO À EDUCAÇÃO FORMAL EM MEIO AO CONTRASTE: A ZONA RURAL E A REALIDADE DAS
ALUNAS E ALUNOS DO CAMPO COM O MUNDO GLOBALIZADO
Erica Daiane Ribeiro Gonçalves (UNEB)
Marcolino Sampaio dos Santos (UNEB)
RESUMO
Este trabalho busca refletir acerca das
dificuldades que as alunas e os alunos do ensino médio da zona rural de Brumado-Ba
enfrentam para terem acesso à educação formal. Problematiza especialmente sobre
as questões psicossociais que envolvem esses indivíduos bem como suas buscas
existenciais e seu lugar no mundo. O presente trabalho foi construído tendo em
vista o projeto guarda-chuva “Educação literária como exercício de cidadania
nos processos de ensino aprendizagem de professores e estudantes da educação básica”,
(projeto geral do PIBID) aprovado pelo Comitê de Ética (Parecer 3357044). A abordagem utilizada foi qualitativa e a
pesquisa desenvolve-se sob a ótica da observação em sala de aula. A princípio,
foi abordada a ausência de motivação em permanecer na escola por parte dos (as)
discentes. Além disso, almeja-se compreender a relação entre professores (as)
com suas alunas e seus alunos de acordo com Paulo Freire (2003). Outrossim, o
curta-metragem “Vida Maria” do diretor Marcio Ramos, teve papel preponderante
para compreendermos as barreiras que existem entre o campo e a relação com o
acesso à educação formal. Importa notar ainda que a obra “Aula de Literatura: o
prazer sob controle?” da escritora Maria Dionísio (2000), contribuiu para
podermos entender as estruturas de ensino-aprendizagem e como o aprendizado
pode estar relacionado a um condicionamento opressor onde as (os) discentes não
aprendem o real sentido da literatura e, simplesmente, são obrigadas (os) a
terem boas notas nas provas. Outra contribuição relevante foi a do filme “Como
uma estrela na terra” do diretor Aamir Khan, o qual relata sobre os percalços
das (os) discentes no processo de aprendizado e o papel do (a) professor (a) como
agente que pode transformar a vida de seus (as) alunos (as). Nessa perspectiva,
este estudo tem por meta compreender a realidade do corpo discente buscando
refletir sobre seus dilemas existenciais.
Palavras-chave:
Acesso à educação; zona rural; desenvolvimento psicossocial.
A
FORMAÇÃO
LITERÁRIA DOS SUJEITOS DO CAMPO: UM ESTUDO REALIZADO POR MEIO DO PIBID
SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A REALIDADE DISCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE
BRUMADO-BA
Fabiano Neves Silva
Universidade do Estado da Bahia, Campus XX
Brumado
fabianonsilva10@gmail.com
Neiva Silva Oliveira
Universidade
do Estado da Bahia, Campus XX Brumado
nei.soli@yahoo.com.br
Marcolino Sampaio dos Santos (orientador)
Universidade do Estado da Bahia, Campus XX
Brumado
marcokerigma3@hotmail.com
Este trabalho tem
como objetivo investigar a relação entre o ensino de literatura e a realidade
dos sujeitos do campo no exercício da prática leitora. A problemática
norteadora deste estudo refere-se aos possíveis impasses que distanciam os
alunos do campo do acesso à leitura literária. Para aprofundar nesta temática
será realizada uma pesquisa social, qualitativa, o instrumento de coleta de
dados a ser utilizado será entrevista semiestruturada com docente e discentes
do ensino médio que residem no campo e se deslocam diariamente para estudar na
cidade. Por se tratar de uma pesquisa em andamento, os dados serão coletados e
posteriormente organizados e analisados de acordo o referencial teórico de
diversos autores que estudam as temáticas abordadas, dentre eles, citamos: Arroyo;
Caldart; Molina (2011), Cosson (2012), Freire (2011). Além disso basearemos em
documentos oficiais como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN) n°
9.394/96 e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo resolução
nº 01/2002. Ao final desta pesquisa,
espera-se a contribuição para o âmbito acadêmico e social, visto que há a
necessidade de discutir em espaços formais sobre a realidade camponesa em
relação ao ensino de literatura e a prática leitora de seus respectivos
sujeitos, dimensionando para a sociedade em geral a importância em instigar o
interesse pela leitura literária e sua contribuição para o engajamento
crítico-social.
Palavras-chave: Leitura literária; Prática docente; Sujeitos
do campo.
UM
OLHAR SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA EM UMA TURMA DO 7º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BRUMADO BAHIA
Maione Cristina dos Santos Rocha
Orientador: Prof. Me. Marcolino Sampaio dos Santos
Universidade
do Estado da Bahia – UNEB / DCHT/ Campus XX- Brumado-Ba
Resumo: O
presente trabalho refere-se a uma pesquisa em andamento que tem como objetivo
principal investigar como ocorre a prática da leitura literária na disciplina
de língua portuguesa em uma turma do 7º ano do ensino fundamental em uma escola
pública do Município de Brumado Bahia. Esta
pesquisa é resultado de um projeto guarda-chuva denominado: Educação Literária
como Exercício de Cidadania nos Processos de Ensino-Aprendizagem de Professores
e Estudantes da Educação Básica, aprovado pelo Comitê de Ética sob número do
parecer 3.357.044. Diante isso, os procedimentos metodológicos utilizados
caracterizam-se pela abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, desenvolvido
com base em material já elaborado, como livros e artigos científicos. Como
embasamento teórico para desenvolvimento
desta pesquisa, recorreu-se as contribuições de autores como Zilberman (2009),
Soares ( 1999), Cosson (2014), Antunes (2003), dentre outros. A esse respeito, destaca-se que a metodologia
utilizada tem bastante relevância, pois através dela extraímos informações
significativas para responder inquietações, permitindo conferir a contribuição
da leitura literária para a construção de seres pensantes. Assim, até o presente momento, os
resultados desta pesquisa apontam que há um déficit, uma carência enquanto a prática
da leitura literária trabalhada na escola, de forma que não está sendo
proporcionado um momento prazeroso, e nem que está sendo realizada de forma interativa visando
contribuir para uma troca de informações, conhecimentos e desenvolvimento do
pensamento crítico dos alunos enquanto cidadãos.
Palavras-chaves: Prática;
Leitura Literária; Pensamento crítico.
PRÁTICAS
METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO ENSINO DE LITERATURA QUE CONTRIBUEM NO PROCESSO DE
LETRAMENTO LITERÁRIO
Autora: Marta Muniz de
Araújo[1] (UNEB)
munizmarta90@gmail.com
O presente estudo estrutura-se a partir da
pesquisa intitulada “EDUCAÇÃO LITERÁRIA COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA NOS
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO
BÁSICA” inscrita no parecer número: 3.357.044, a partir do PIBID (Projeto
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Coordenado pelo do Prof. Dr.
Oton Magno. Em nosso estudo propomos analisar as práticas metodológicas
utilizadas no ensino de literatura que contribuem no processo de letramento
literário. Para isso, irá abordar conceitos, funções e desenvolvimento acerca
das práticas metodológicas, demonstrando o quanto são essenciais nesse processo
de ensino/aprendizagem e principalmente, para o letramento literário. Diante
disso, realizou-se uma Pesquisa Etnográfica, no Centro Estadual de Educação Profissional em
Gestão e Meio Ambiente (CEEP), por meio de uma abordagem qualitativa. A coleta
de dados, foi realizada através das observações das aulas de Literatura e de
uma entrevista semiestruturada com uma Professora. Para
fundamentação e análise do corpus, utilizamos a concepção das práticas
metodológicas dos autores Zabala (1998) e Libâneo (1994), para compreensão do letramento recorremos a
concepção da autora Magda Soares (1999) e Rildo Cosson (2009) acerca do
processo de letramento literário, em seus aspectos teóricos e práticos,
auxiliando nosso caminho de pesquisa, análise e desenvolvimento do presente
tema. Os resultados apontam que as práticas metodológicas
estão contribuindo para o letramento literário, com a participação ativa dos
alunos durante as atividades e nos momentos de socialização, apropriando-se do
saber literário que se atualiza e o torna necessário para a compreensão da
realidade e a convivência social, transformando em atividades práticas.
[1] Graduanda do V semestre do Curso de
Letras Vernáculas No Campus XX, UNEB- Brumado- BA.
[2] Diretora do Departamento Campus XX-
Brumado- BA.
DESAFIOS E CAMINHOS PERCORRIDOS PELOS
ALUNOS EM IDADE TARDIA DA EJA PARA ENTRAR NA UNIVERSIDADE PÚBLICA:
GT:
PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Vania
Aguiar dos Santos
Discente
de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XX
Esse presente trabalho de pesquisa tem como objetivo,
identificar os caminhos e desafios percorrido pelos estudantes da EJA em idade
adulta intermediaria em Brumado BA. Observando todo contexto de vida dos
alunos, identificando os caminhos percorridos até chegar a universidade pública
e os desafios enfrentados pelos discentes, traçando assim o perfil do aluno da
EJA e o motivo que o levou a fazer EJA. Também analisar todo o trajeto feito, e buscar
meios para que possa favorecer o estudante, e assim outras pessoas possam
conhecer essa modalidade de ensino EJA e assim como eu outros conhecer que é
possível ingressar numa universidade publica com os conhecimentos adquiridos
enquanto aluno da EJA.
“Em
nosso país, o percurso sócio histórico da Educação de Jovens e Adultos é
marcado por enfrentamentos, lutas, e embates políticos e pedagógicos”. SANTOS
(2019 p.23). Os cientistas do desenvolvimento examinam o curso do
desenvolvimento psicossocial da meia--idade de diversas maneiras. Objetivamente,
eles consideram as trajetórias ou caminhos, tal como a busca de uma carreira na
meia-idade por uma outrora tradicional esposa e mãe. A metodologia para obter
informações sobre o resumo é uma pesquisa bibliográfica que traz citações sobre
a temática e com a contribuição dos teóricos de: Santos (2019), Papalia (2013)
e Freire (1996). Enfim esse trabalho irá mostrar que com
esforço e dedicação é possível realizar o sonho acadêmico e a busca pelo
conhecimento.
Palavras-Chaves:
Modalidade EJA; Universidade Pública; Discentes
4: CURRÍCULO, PRÁTICAS
EDUCATIVAS, DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO HUMANA E GESTÃO DO CUIDADO NA EDUCAÇÃO
O PODER NA QUEBRADA: UMA ANÁLISE DOS
DISCURSOS NAS RELAÇÕES DE PODER À LUZ DE MICHEL FOUCAULT
Alessa Conceição dos Santos
Lorena de Almeida Nunes
Orientadora: Samene Batista Pereira
Santana
RESUMO
O presente estudo é uma análise
sobre a discursividade dentro das relações de poder, enfatizando o poder no
discurso. Aplicando a metodologia de análise de Michel Foucault, acerca dos
mecanismos disciplinares e de sua compreensão a respeito do poder. Dessa
maneira, utilizando esse artificio do campo da linguística e da comunicação
especializado em analisar construções ideológicas presentes em um texto. O
recorte da pesquisa escolhido foi o filme de título “Na quebrada”, de Fernando
Grostein Andrade, o qual conta a história real de jovens da periferia de São
Paulo. A justificativa dessa pesquisa decorre do fato de que os assuntos
tratados na obra, além de ser atemporal, são questões como o poder, a
violência, o preconceito, relacionando-se com a importância da obra, pois todas
as histórias exibidas são baseadas em fatos reais. Explanando juntamente,
acerca das formas de pensamento, que são também relações de poder, e, que agem
de forma impositiva e coercitiva. O discurso para Foucault é um conjunto de
pensamentos que são oriundos das relações de poder entre os indivíduos,
defendendo e legitimando as ideologias de quem essa promove. Tornando-se
necessário efetuar um levantamento histórico, buscando refletir como o discurso
está legitimado. A obra em discussão denuncia a descomunal desigualdade social
no contexto brasileiro. Posto nesta panorâmica do discurso, na qual, este
cumpre com uma funcionalidade específica, de produzir efeitos de poder
estatuindo regras para o governo das pessoas, dividindo-as, examinando-as,
adestrando-as, sujeitando-as.
PALAVRAS
CHAVES: Relações de
Poder; Poder; Michel Foucault; Direito e Cinema; Na quebrada.
O SENTIDO
QUE AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DÃO A IMPORTANCIA AO ENSINO DA
LITERARTURA
Beatriz
Bitencourt da Silva1 Regilene
Queiroz dos Santos
Marilia
de Azevedo Alves Brito 2
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de literatura na
perspectiva de professoras de língua portuguesa dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino
Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Brumado. A pesquisa
está se desenvolvendo em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo.
Na análise documental já foram analisados os livros didáticos dos referidos
anos para posterior análise do Projeto Político Pedagógico da escola e da Base
Nacional Comum Curricular para verificar como é a proposta formal de ensino de
literatura na disciplina. Na pesquisa de campo serão conduzidas entrevistas com
as três professoras da disciplina, para caracterização e análise do ensino de
literatura em sua prática pedagógica. A pesquisa acontece com aprovação do
Comitê de Ética em Pesquisa n° 3.194.366. Os resultados iniciais, obtidos pela
análise do livro didático, revelaram trechos pequenos de obras literárias,
fragmentos de citações e biografias de escritores brasileiros e estrangeiros.
Entre as duzentos e setenta e duas páginas, apenas em cerca de dezessete páginas
continham conteúdos de literatura, sendo as restantes voltadas para gramática,
textos e interpretações textuais. A partir disto, enriqueçemos a nossa pesquisa
atraves de WANDERLEY(2010); MORAIS,organizador(2016); ABICALIL(2014); CEREJA
(2015). Desta forma, a literatura e sua baixa apresentação nos livros didáticos
indicam que o ensino de literatura tem menor predominância do que os demais
conteúdos.
Palavras-chave: Literatura; Ensino;
Prática Pedagógica.
DIIREITOS
HUMANOS NA FAVELA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE FILMICA JURIDICA DO FILME CIDADE DE
DEUS.
LEITE,
Amanda da Silva
Graduanda em
Direito, 5° semestre.
amandaslv321@gmail.com
CAIRES,
Jaqueline da Silva
Graduanda em
Direito, 3° semestre
jaqline11@gmail.com
ORIENTADORA:
SANTANA, Samene Batista Pereira
Doutora em
Memória: linguagem e sociedade/ UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia). Mestre pelo mesmo programa. Advogada. Professora do curso de Direito da
Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Faculdade Independente do Nordeste
(Fainor) e Faculdade Santo Agostinho (Fasa). Coordenadora do Grupo de Pesquisa
em Direito, Filosofia e Cinema: o sujeito de direito na narrativa fílmica.
Vitória da
Conquista-BA/Brasil.
Resumo: O
estudo que será abordado busca elucidar a relação existente na obra
cinematográfica brasileira Cidade de Deus, entre Os Direitos Humanos e suas
perspectivas de efetivação. Nesse sentido, pretende-se compreender os
mecanismos capazes de contribuírem para a violação dos direitos no contexto
urbano das favelas e periferias. Ademais, é necessário analisar a formação das
sociedades plurais e da criação dos seus direitos próprios em detrimento das
concepções jurídicas do ordenamento jurídico. Por conseguinte, busca-se
construir ainda, a inter-relação entre a ausência de efetivação dos direitos
humanos na obra e o que existe, de fato, na sociedade contemporânea. Para investigação
desse contexto social, a pesquisa teve como metodologia a natureza
bibliográfica aliada a recortes cinematográficos do filme Cidade de Deus, que
retrata o ambiente cultural e social vivenciado pelas classes marginalizadas na
favela. Além disso, recorreu-se ainda a teoria de Michel Foucault para
entendimento da formação do sujeito e o processo de normatização de
determinados grupos minoritários.
Palavras-Chave:
Direitos Humanos; Cidade de Deus; Michel Foucault; Sujeito.
A Dignidade da Pessoa Humana na
realidade fictícia do longa-metragem “O Auto da Compadecida”
AGUIAR,
João Pedro Ferreira
Graduando em
Direito, 5° semestre.
pedropedrinho33@outlook.com
SILVA,
João Pedro Souza Silva
Graduando em
Direito, 5° semestre
j.pedro2222@hotmail.com
ORIENTADORA:
SANTANA, Samene Batista Pereira
Doutora em
Memória: linguagem e sociedade/ UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia). Mestre pelo mesmo programa. Advogada. Professora do curso de Direito da
Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Faculdade Independente do Nordeste
(Fainor) e Faculdade Santo Agostinho (Fasa). Coordenadora do Grupo de Pesquisa
em Direito, Filosofia e Cinema: o sujeito de direito na narrativa fílmica.
Vitória da
Conquista-BA/Brasil.
samenebatista@gmail.com
Resumo:
A
Constituição Federal de 1988 positiva, em seu artigo 1º, inciso III o Princípio
da Dignidade da Pessoa Humana. Tal postulado, associado às demais normativas a
respeito do tema, bem como a Declaração Universal dos Direitos Humanos,
objetivam garantir o mínimo existencial a todas as pessoas, sem exceção. Nesse
sentido, a análise do recorte da cena do julgamento, que
ocorre nos céus, da produção fílmica “O Auto da Compadecida”, através dos
regimes de visualidade (contexto histórico e escola cinematográfica) e dos
regimes de visibilidade (questões técnicas: enquadramento, trilha sonora,
etc.), revela o grau de efetividade desses direitos no contexto social do
Nordeste brasileiro. Observa-se, ainda, que a Carta Política determina que a erradicação
da pobreza e a redução das desigualdades sociais e regionais é objetivo
fundamental da República Federativa, entretanto é notável que essa meta figura
apenas no plano teórico, como se infere do contexto social do longa-metragem. Ademais,
não se vê garantido, no contexto do filme, direitos tutelados pela Declaração
Universal dos Direitos Humanos, tais como: vida, liberdade, segurança pessoal e
social, etc. Para constatar tais fatos, utilizou-se de pesquisa bibliográfica
associada à análise de recortes do filme “O Auto da Compadecida”, que irá
apresentar aos espectadores a realidade social de alguns moradores do sertão
nordestino, que destoa por completo do princípio constitucional da Dignidade da
Pessoa Humana, bem como das normas de Direitos Humanos em que o Brasil é
signatário.
Palavras-Chave:
Dignidade da Pessoa Humana; Direitos Humanos; O Auto da Compadecida.
RELATO
DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO SUPEVISIONADO
NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GT:
CURRÍCULO, PRÁTICAS EDUCATIVAS DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO HUMANA E GESTÃO DO
CUIDADO NA EDUCAÇÃO
Laís Sueli Pereira
dos Santos
Discente de
Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XX
Este presente trabalho trata-se das experiências vivenciadas com base em
observações e em práticas realizadas pela graduanda do curso de Pedagogia, da
UNEB, Campus XX, desenvolvido ao decorrer do Estágio não obrigatório no Ensino
Fundamental I, realizada na Escola Municipal Professora Zilda Neves. Este relato tem como
objetivo partilhar experiências vivenciadas durante a sua realização, contribuindo
assim para que aja uma reflexão acerca das teorias aprendidas na universidade
realizando uma concordância pelo que é dito pelos docentes com as práticas
realizadas em sala de aula, dando lhes uma noção do que é ser um professor e
como funciona a realidade no ambiente escolar. A metodologia que constrói este
relato está sustentada na pesquisa bibliográfica e documental (observações
participante), que descrevem os momentos de atividades pesquisadas, para que
fosse posto em a prática pedagógicas na sala e para auxiliar nossa pesquisa
contamos com a apoio teórico de: Severino
(2007), Gil (2002), Pimenta;
Lima (2012), Buriolla (1999). Através dos resultados adquiridos compreendemos a
importância do estágio na formação dos novos discentes, principalmente nos
cursos de licenciatura. Portanto, é evidente que o estágio é uma parte eficaz
da graduação, já que é o momento em que o futuro professor poderá constituir
afinidades com a área por ele escolhida, aplicando a teoria agregada na
universidade com a prática na escola, colaborando com a sua formação da identidade
profissional.
Palavras-chave:
Experiências; Teoria; Pratica; Formação
EXPERIÊNCIAS
VIVENCIADAS NO PROJETO DE EXTENSÃO: CICLO DE MINICURSOS/CICLO DE CONFERÊNCIAS
GT:
Currículo, Práticas Educativas Direitos Humanos, Formação Humana e Gestão do
cuidado na educação
Sidinei de Jesus
Queiroz (Autor)[1]
Este presente
trabalho trata das experiências vivenciadas no projeto de extensão Ciclo de
Minicursos/Ciclo de Conferências com base nas atividades desenvolvidas pelo
graduando do curso de Pedagogia, da UNEB, Campus XX. Este relato objetiva
partilhar experiências vivenciadas durante a sua realização e desmontar a
contribuição do Projeto de extensão na formação acadêmica do discente. Este
relato utiliza a pesquisa participante, que descrevem os momentos das
atividades desenvolvidas pelo mesmo, uma vez que está sendo posta na prática e segue
para a sua vida dentro e fora da academia. Para subsidiar a pesquisa contamos
com o apoio do Decreto nº 6.495 (2008), e de Castro (2009). Através dos
resultados podemos evidenciar que é de suma importância esse tripé
ensino-pesquisa-extensão, pois possibilita ao educando criar autonomia,
responsabilidades e relações sociais com público interno e externo da academia,
e de frequentar outros espaços dentro da Universidade. Por fim, através dessas
discursões sobre a importância da extensão, esperamos possibilitar uma reflexão
para discentes, para aproveitar as oportunidades em participação em projetos de
Extensão.
Palavras-chave: Atividades; Experiências; Extensão;
Formação.
[1] Discente
do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências
Humanas e Tecnologias, Campus XX, Brumado, E-mail: sidineijq@gmail.com.
Comentários
Postar um comentário